Cada cruzeiro é uma experiência única, um lugar com vida própria (e muita animação) que nos permite, simultaneamente, descobrir diferentes cidades e países. Gigantes dos mares, os cruzeiros não passam despercebidos ao atracarem junto a uma cidade. Curiosos observam enquanto outros fotografam e, a maioria questiona-se, como será o seu interior?

No final de setembro, visitámos o navio Costa Fascinosa, que se encontrava atracado no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, para conhecer as principais novidades para 2024 da Costa Cruzeiros, a única companhia deste ramo com bandeira italiana e que pertence ao grupo Carnival Corporation & plc.

Deste modo, e a bordo do Fascinosa, num encontro que reuniu jornalistas e executivos da empresa, ficamos a saber os programas da Costa para este ano e 2024 que abrangem portos portugueses são:

  1. Costa Firenze

Ainda durante o inverno deste ano, 2023, o Firenze vai fazer quatro itinerários de 14 dias, desde Savona até às Ilhas Canárias, com escala no Funchal (Madeira);

  1. Fascinosa

Entre abril e maio de 2024, o FascinOsa vai fazer três itinerários a partir de Savona pelo Mediterrâneo e Atlântico até Lisboa ou até ao Funchal, Ponta Delgada e Praia da Vitória;

  1. Costa Diadema

Já no segundo semestre do próximo ano, outubro, o Diadema fará três itinerários de 14 dias com partida de Roma, passando por Savona, Marselha, Barcelona, Ilhas Canárias e Funchal;

  1. Costa Favolosa;

Terá escalas em Lisboa e Leixões nos seus cruzeiros de posicionamento durante 2024.

Outra novidade do grupo é, de junho a setembro do próximo ano, o Costa Fortuna será o único cruzeiro que fará as Ilhas Gregas e, simultaneamente, Istambul na mesma semana, com voos de/para Atenas todas as sextas-feiras.

No interior do Fascionosa

O Fascionosa é um dos 10 navios operados por esta empresa que explora rotas no Mediterrâneo, no Norte da Europa, no Mar Báltico, nas Caraíbas, na América do Norte e Central, na América do Sul, nos Emirados Árabes e no Extremo Oriente.

Inspirado no glamour do cinema e no esplendor do teatro, o navio conta com 1508 cabines, das quais 524 possuem varanda. A decoração de cada deck inspira-se em personagens, histórias e obras memoráveis como Aida, Tosca e Jivago. A embarcação também conta com um parque aquático com atrações para crianças, nove piscinas e jacuzzis de hidromassagens, casino, 12 bares, seis restaurantes, área infantil com temática Peppa Pig, pista para corrida, campo de jogos, spa, ginásio, entre outros.

Entre os restaurantes, destacam-se o Archipelago e o Sushino. O primeiro, o Archipelago, com um design inovador e sustentável, procura proporcionar aos passageiros experiências gastronómicas únicas, asseguradas por três chefs de renome mundial: Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León. Assim, os passageiros têm a disposição três menus de autor diferentes que em comum apenas partilham o conceito: reinterpretar ingredientes, tradições e receitas dos vários destinos.

Já o segundo, o Sushino at Costa, espera oferecer uma experiência japonesa autêntica com nigiri, maki, sashimi e mochi. A ideia é que o viajantes experimentem  pratos preparados de acordo com a tradição milenar japonesa.