O voo de demonstração abastecido por SAF tem um significado particular, uma vez que os Emirados Árabes Unidos (EAU) declaram que 2023 era o "Ano da Sustentabilidade", lê-se em comunicado. Assim, mostraram este ano o compromisso do país em procurar soluções inovadoras para desafios que afetam a atualidade, tais como a energia, as alterações climáticas e outras questões relacionadas com a sustentabilidade. O voo apoia os esforços coletivos da indústria para permitir um futuro de voo 100% SAF e, desta forma, avançar naqueles que são os objetivos de sustentabilidade dos EAU.

O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Médio Oriente e Norte de África a ser abastecido a 100% por SAF, tem o intuito de reduzir as emissões de CO2 durante o ciclo de vida, uma vez que a indústria tem vindo a procurar aumentar a sua utilização de SAF. Os voos também ajudarão a aperfeiçoar futuras demonstrações de SAF, e também apoiarão a certificação futura, onde o combustível SAF 100% drop-in é aprovado para aviões. Atualmente, o SAF é aprovado para utilização em todos os aviões, mas apenas em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.

O  voo de ensaio demonstra ainda mais a compatibilidade do SAF, especialmente misturado, como uma fonte de combustível segura e fiável. O resultado promissor desta iniciativa também acrescenta ao conjunto de dados da indústria e da investigação em torno das misturas SAF em proporções mais elevadas, abrindo caminho para a normalização e aprovação futura de SAF 100% drop-in como substituto do combustível para jatos, bem acima do atual limite de 50% de mistura.

“Este voo é um momento marcante para a Emirates e um passo positivo para a nossa indústria, uma vez que trabalhamos em conjunto para enfrentar um dos nossos maiores desafios - reduzir a nossa pegada de carbono.", comentou Al Redha, Chefe de Operações da Emirates.

A Emirates está empenhada em apoiar iniciativas que ajudem a minimizar as suas emissões de CO2, e não só já fez grandes progressos na eficiência e conservação de combustível, como também em avanços operacionais em todas as suas ações, de acordo com o comunicado. A companhia aérea também apoia o compromisso coletivo da IATA para alcançar emissões líquidas zero até 2050, e está a explorar oportunidades para aumentar a eficiência operacional do combustível, SAF, combustíveis de aviação de baixo carbono (LCAF) e energia renovável.

Segundo o comunicado, a companhia aérea já gere um programa abrangente de eficiência de combustível que investiga e implementa ativamente formas de reduzir a queima e emissões desnecessárias de combustível, sempre que tal seja operacionalmente viável. Algumas das iniciativas mais significativas do programa incluem a operação de "pistas flexíveis", ou rotas flexíveis - parceria com fornecedores de serviços de navegação aérea para criar o plano de voo mais eficiente para cada voo. Estes esforços têm estado em curso desde 2003 e a Emirates tem trabalhado com a IATA para alargar este sistema de rotas a todo o mundo como um procedimento operacional padrão, sempre que possível.

O primeiro voo da Emirates alimentado por SAF misturado com combustível de avião foi em 2017, operado a partir do aeroporto de Chicago O'Hare num Boeing 777. Recebeu a sua primeira entrega de A380 alimentado por SAF em 2020 e também aumentou 32 toneladas de SAF para os seus voos a partir de Estocolmo nesse mesmo ano.