Com a situação pandémica a estabilizar na Europa, a vacinação a ser feita em massa, fronteiras abertas e o certificado europeu de viagem prestes a entrar em vigor, muitas pessoas vão optar por viajar este verão. As viagens de carro ocupam o topo das preferências.

Há países que reúnem condições ideais para realizar uma road trip e, de acordo com um estudo da momondo, Portugal é um deles. Mais precisamente ocupa o primeiro lugar, fazendo a pontuação mais elevada entre os fatores analisados por este motor de busca de viagens.

E quais foram os fatores levados em conta? Clima; segurança e infraestruturas; preços; trânsito e sustentabilidade; aluguer de carro; natureza e pontos de interesse.

Com uma pontuação final de 100, Portugal conseguiu a classificação mais alta neste ranking.

Portugal ocupa o primeiro lugar do pódio como melhor país europeu para uma road trip. Os motivos? Boas pontuações em fatores determinantes, como a qualidade das estradas, a quantidade de natureza e pontos de interesse e o preço dos carros de aluguer. As pontuações quanto às horas de sol, à pouca poluição atmosférica e ao trânsito também são bastante elevadas”, descreve a momondo.

Espanha aparece em segundo lugar, cumprindo os mesmos critérios do seu país vizinho, conseguindo mesmo a melhor classificação no clima: “boas estradas, natureza lindíssima e muitos pontos de interesse por explorar, muito sol e pouca chuva”.

Luxemburgo, já apontado como um dos destinos em alta para as férias de 2021, completa o pódio, com uma grande vantagem: não se pagam portagens para circular nas estradas do país. “Embora o clima não seja o mais apelativo no Luxemburgo, o país que ocupa o terceiro lugar tem uma natureza e oferta cultural e histórica incríveis, além de pouco conhecidos”.

Este mapa mostra a road trip mais rápida (e completa) pela Europa. Passa por 45 cidades em 14 dias
Este mapa mostra a road trip mais rápida (e completa) pela Europa. Passa por 45 cidades em 14 dias
Ver artigo

Alemanha, Suécia, Eslovénia, Finlândia, Dinamarca, Itália e Islândia completam o top 10 de melhores países para viajar de carro.

Enquanto Espanha conseguiu a melhor pontuação do clima, Suíça foi considerado o país com as estradas mais seguras. Suíça também conquistou a pontuação máxima no que toca a belezas naturais.

Ucrânia foi considerado o país com os preços de combustíveis, alojamento e estacionamento mais baixos.

No que toca ao trânsito e à sustentabilidade, Países Baixos fica no lugar cimeiro. Já no que ao aluguer de carro, Eslováquia cumpre todos os requisitos com distinção, não só nos preços, mas na qualidade dos serviços.

Nos últimos três lugares da lista estão Hungria, Rússia e República Checa.

Conheça na galeria algumas sugestões de road trips para fazer em Portugal, deixadas pela Lonely Planet:

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.