Em Portugal, foi realizado um inquérito específico entre 28 de abril e 13 de maio de 2021, sendo que o desejo de viajar foi expresso por 85% dos participantes.
Os destinos domésticos estão em alta: 80% em 2021 contra 50% em janeiro de 2020.
Quando houver segurança para voltar a viajar, a maioria dos inquiridos vai preferir usar o carro como meio de transporte, seguindo-se o avião e o comboio.
De acordo com o inquérito, grande parte dos portugueses prefere viajar em família. 55% planeia viajar com a sua família mais próxima.
Devido à pandemia, os destinos rurais, de natureza e junto à costa estão em alta nas pesquisas, bem como a possibilidade de ter mais flexibilidade na hora de concluir a reserva.
Também a nível internacional, as escapadinhas para zonas rurais são uma tendência em todos os grupos e localizações.
Em 2015, as viagens rurais representavam menos de 10% das noites reservadas a nível mundial na Airbnb, e em 2021 representavam mais do dobro (22%) e frequentemente triplicam em muitos países, incluindo Canadá (43%), França (45%), Reino Unido (48%), Austrália (42%) e EUA (28%).
A nível internacional, os destinos principais têm sido sempre cidades. Agora, os destinos para além das grandes cidades estão em alta nas escolhas para o verão de 2021.
Foi assim que as preferências dos viajantes mudaram em apenas dois anos em alguns dos principais destinos de verão do mundo - de Paris a Var, de Roma a Sardenha ou de Seul a Jeju.
Enquanto os destinos rurais e naturais são tendência para este verão, os viajantes começam a regressar às cidades, mas por períodos de tempo mais longos.
Comentários