O contributo da Central Termoelétrica de Massarelos para a cidade é o mote da celebração da 25º edição do cortejo, que se realiza este sábado. O desfile é uma oportunidade de conhecer a narrativa da invicta através dos veículos com história, numa viagem ímpar pela cidade, acompanhada de animação.

Este ano celebra-se também um século desde que "a Companhia Carris de Ferro do Porto (antecessora da STCP) contratou com o Estado, a 12 de setembro de 1919, a passagem dos elétricos na ponte D. Luís sem pagamento da portagem a que até aí estavam sujeitos".

Face à abolição de taxas para efetuar a travessia da ponte D. Luis, a antiga empresa Companhia Carris de Ferro do Porto viu-se assim forçada, não só à obrigação de uma taxa paga ao Estado como a iluminar a ponte.

O Museu do Carro Eléctrico terá as portas abertas ao público, entre as 15h00 e as 18h00. Diversos guias conduzirão todos os interessados pelo espaço partilhando histórias dos transportes e da central termoelétrica, acompanhadas por atores que irão representar personagens de época.

Os bilhetes do desfile têm o preço de €6 para adultos e de €5  para crianças entre os 4 e os 12 anos e permitem realizar duas viagens completas, que podem começar no Infante, no Museu do Carro Eléctrico ou no Passeio Alegre. Os bilhetes podem ser adquiridos no Museu do Carro, Eléctrico e nos elétricos que integram o desfile.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.