Uma nova pesquisa da plataforma de reservas Booking.com revela os cinco tipos de viagem emergentes para 2021, para motivar e inspirar os viajantes a fazer uma viagem para melhor atender às suas novas preferências no futuro.
1. Viagens a solo
A tendência de viagens individuais provavelmente ganhará um impulso ainda maior em 2021. De acordo com os dados do estudo da Booking.com, na pré-pandemia apenas 17% dos viajantes pensavam em viajar sozinhos, enquanto que nos tempos atuais esse número subiu para 30% em relação a viagens por conta própria.
Com 42% dos viajantes a afirmarem que querem viajar mais no futuro para compensar o tempo perdido em 2020, esta mentalidade está, sem dúvida, a encorajar os viajantes a planearem a viagem a solo das suas vidas, para voltarem ao mundo.
2. Viagens para relaxar será o novo luxo
A interrupção inesperada dos planos de viagem para a maioria dos viajantes significa que apenas poder viajar já é um luxo. Na verdade, 61% dos inquiridos comprometeram-se a não considerar as viagens garantidas no futuro.
Por isso, embora os dados mostrem que os viajantes ainda têm uma grande intenção de viajar novamente, apenas 13% estão, agora, realmente a planear uma escapadela de luxo (como uma villa, um hotel 5 estrelas), com a maioria (51%) a optarem por uma estadia relaxante e uma viagem para fugir de tudo, tornando o relaxamento no verdadeiro luxo de 2021.
3. Viagens para retomar uma ligação emocional com os entes queridos
Em 2020, a maioria dos viajantes passou muito tempo longe de amigos e familiares. Para muitos, parece que a distância fez o coração ficar mais afetuoso, pois 61% dos viajantes planeia usar as viagens futuras como uma oportunidade para se reconectar com os seus entes queridos.
Na verdade, enquanto estavam separados, 36% dos viajantes revelaram que conversar com amigos e familiares sobre viagens foi uma das suas principais inspirações para viajar novamente.
4. As maravilhas de uma escapada ao fim de semana
Com muitos viajantes apreensivos com a possibilidade de os planos de viagens futuras serem interrompidos novamente, haverá um aumento na procura por uma viagem rápida, já que mais da metade dos viajantes (53%) querem fazer pausas mais curtas em 2021, para minimizar qualquer desilusão.
Outros 28% também revelaram a sua preferência por um fim de semana como a sua primeira viagem, uma vez que as restrições sejam suspensas, mostrando o desejo dos viajantes de poder escapar da realidade, mesmo que por apenas alguns dias.
5. Explorar a gastronomia local
O desejo dos viajantes de explorar o mundo não diminuiu, mas viajar para fora ainda está a ser evitado pela maioria dos viajantes (53%), à medida que as restrições de viagem são suspensas. É por isso que as viagens locais são a nova forma de explorar o "mundo", com as delícias culinárias no topo da lista.
E com as papilas gustativas prontas, 36% dos viajantes desejam provar e deliciar-se com a culinária local durante as viagens, e 38% deseja comer fora com mais frequência com o dinheiro economizado por não viajar para o estrangeiro.
Comentários