Pablo Picasso, Andy Warhol, Nadir Afonso, Salvador Dali, Cruzeiro Seixas e Paula Rego são apenas alguns dos 14 artistas cujas obras-primas vão estar em rara exibição no município de Baião, no Mosteiro de Santo André de Ancede – aberto ao público após a conclusão de um projeto de reabilitação, assinado por Álvaro Siza Vieira.

Além dos artistas já referidos, a exposição inclui obras de alguns dos maiores vultos da arte moderna e contemporânea, como Robert Combas, Diego Rivera, Roberto Chichorro, Robert Delauny, Júlio Resende, Julião Sarmento, Nadir Afonso e Renate Graf.

As obras expostas integram coleções privadas de mais de 20 colecionadores, nacionais e internacionais. Algumas delas são mesmo apresentadas pela primeira vez, nesta que será uma rara oportunidade para o público ver, em exposição pública, obras que habitualmente residem em espaços privados de proprietários que preferem o anonimato.

“Esta exposição junta as obras de alguns dos maiores artistas de sempre na história da arte, num momento inédito e marcante para assinalar a inauguração do Mosteiro, com uma nova arquitetura e, acima de tudo, uma nova visão", explicou em comunicado Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião. "Trazermos esta exposição a Baião representa uma descentralização e crescimento na oferta cultural de qualidade, fora dos circuitos convencionais", acrescenta.

A exposição “Grandes Mestres” está aberta ao público, gratuitamente, das 10h às 18h, de terça a domingo.

Mosteiro de Santo André de Ancede
Vista área do renovado Mosteiro de Santo André de Ancede, cuja renovação custou 3,4 milhões de euros. créditos: Câmara Municipal de Baião

Mosteiro de Santo André de Ancede

Esta exposição assinala a inauguração oficial do Mosteiro de Santo André de Ancede após a conclusão das suas obras de reabilitação – um projeto com 15 meses de duração, assinado por Siza Vieira, com um investimento de 3,4 milhões de euros, dos quais 69,24% provenientes de fundos comunitários.