O arquiteto desenhou um conjunto de peças modulares com formas que retratam várias épocas da arquitetura, desde o "Palazzo Rucellai de Alberti" de 1451 à "Muralla Roja", de 1972. A cortiça foi o material escolhido. O conjunto das peças resulta numa instalação dinâmica, apresentada nas montras das lojas da Ligne Roset durante a NY Design Week, destacando o lançamento de novas coleções da marca.

O arquiteto belga Bernard Dubois valorizou a leveza, suavidade e naturalidade do material para a criação de uma série de objetos modulares, usando sólidos e vazios para criar formas geométricas de arestas sólidas. O design dos módulos de cortiça baseia-se em elementos arquitetónicos históricos, como arcos, pilares, estruturas semelhantes a pontes, treliças, vigas e sistemas de apoio. Todas as peças foram produzidas pela Amorim Cork Composites, da Corticeira Amorim.

Bernard Dubois explica: "Esta instalação é concebida como um sistema de elementos modulares e cada elemento lembra uma forma arquitetónica arquetípica. No entanto, o modo como eles se juntam é completamente incomum e não arquetípico. Podem encaixar-se de maneira pouco ortodoxa para criar mesas de café, cadeiras, bancos, paredes ou até partições perfuradas que lembram formas ancestrais de arquitetura".

Felix Burrichter, editor criativo da PIN-UP Magazine e curador desta iniciativa refere que "Dubois sobrevoou as geometrias de séculos de design, comprimindo-as em formas elegantes produzidas num dos materiais mais antigos e mais sustentáveis do mundo: a cortiça."

Para Cristina Amorim, da Corticeira Amorim, "é uma grande satisfação fazer parte deste projeto desenvolvido com grandes parceiros internacionais como a Ligne Roset e a PIN-UP Magazine, destacadas impulsionadoras da criatividade e do design a nível internacional. O desenvolvimento do conceito criativo de Bernard Dubois – um brilhante arquiteto seduzido pela cortiça - permite-nos expor um conceito visual ímpar da cortiça, assim como apresentar uma abordagem irreverente da sua textura natural única."

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.