De acordo com dados oficiais do município da Póvoa de Lanhoso, o monumento histórico recebeu, desde que há registos, mais de 150 mil visitantes portugueses e estrangeiros, que puderam conhecer uma parte indissociável da História de Portugal, emblemática da conquista e formação que marcam a fundação da nacionalidade.

Com mais de mil anos de história, o monumento recebeu nos primeiros sete meses aproximadamente oito mil pessoas, igualando números de visitas pré-pandemia. Os principais países de origem dos visitantes estrangeiros são Brasil, Espanha e França.

Recentemente, foi implementado o projeto Castelo Inclusivo, promovido pela autarquia, através da equipa do Castelo de Lanhoso e do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, que visa promover o acesso à cultura por parte de cidadãos e cidadãs portadores/portadoras de incapacidades, garantindo que todas as pessoas tenham uma experiência completa e enriquecedora neste monumento. Neste sentido, foram criadas visitas guiadas adaptadas, com dinâmicas ajustadas à particularidade de cada grupo - através, por exemplo, da dinamização de atividades psicomotoras e sensoriais -, fomentando a comunicação de diversas formas.

O Castelo de Lanhoso poderá ser visitado de quarta-feira a domingo, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00. Poderão também ser feitas visitas guiadas destinadas a escolas.
As visitas deverão ser agendadas através do mail: castelo.lanhoso@mun-planhoso.pt.