
O Entrudo Chocalheiro promete trazer até à freguesia transmontana dezenas de milhares de visitantes e, nesta edição de 2025, tem um aliciante extra, com a inauguração de um mural dedicado ao Papa Francisco. Isto depois de, em janeiro último, ter recebido com entusiasmo uma comitiva dos Caretos de Podence, que foi abençoada pelo Santo Padre. A obra é inaugurada na segunda-feira, 3 de março, pelas 16h30.
Os chocalhos dos Caretos de Podence vão fazer-se ouvir durante os quatro dias, com os homens da aldeia à procura de raparigas para dançar e chocalhar, numa tradição carnavalesca cheia de cor, luz e som e que se traduz no Carnaval português mais genuíno.
Uma Caminhada pelo Trilho do Entrudo Chocalheiro, com partida da Casa do Careto, marca a abertura do programa, no dia 1. Mercadinho regional, experiências de pintura de máscaras, animação de rua, almoços e jantares tradicionais, noites chocalheiras, desfiles de “facanitos” (crianças vestidas de caretos), desfiles noturnos, exposições, visitas ao Geopark Terras de Cavaleiros, concertos, passeios de buggy e a tradicional procissão da queima são alguns dos motivos de interesse de um programa recheado de atividades e animação.
A organização é da Associação Grupo Caretos de Podence, com a colaboração da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, e do cartaz constam mais de quatro dezenas de iniciativas com os Caretos como denominador, mas que se estendem por todo o território concelhio. Para dar a conhecer aos visitantes belezas naturais como a albufeira do Azibo ou a serra de Bornes, entre outras atrações, sem esquecer a gastronomia.
Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, vê nos Caretos de Podence “um exemplo de autenticidade e preservação dos costumes mais ancestrais do nosso concelho, que com este evento consegue levar o nome de Podence e de Macedo de Cavaleiros a todo o mundo”.
Para lá do que é a tradição iconográfica, o evento significa, também, um importante impulso à economia local e regional, uma vez que chega gente de todo o país e dos mercados espanhóis de proximidade para participar nas festas.
“É isto que cada vez mais os turistas procuram – genuinidade e tradição -, e aqui podem encontrar isso não só no Carnaval, mas, por exemplo, na gastronomia”, realça o autarca, acrescentando que, simultaneamente, vai realizar-se em Macedo de Cavaleiros “o Fim de Semana Gastronómico, que destacará o grelo, com vários restaurantes do concelho a aderirem e a mostrarem pratos típicos que incluem este ingrediente”.
A agenda completa pode ser consultada aqui.
Comentários