Após meses de festas e vários eventos, o homem mais rico da Ásia, o magnata indiano Mukesh Ambani, celebra este fim de semana a cerimónia definitiva do casamento do seu filho, uma demonstração de riqueza e poder num país que regista um rápido crescimento e enfrenta enormes desigualdades.
O filho mais novo de Ambani, Anant, e a sua noiva Radhika Merchant, ambos com 29 anos, vão casar esta sexta-feira (12) numa cerimónia hindu de três dias em Mumbai, a capital financeira da Índia.
As celebrações pré-casamento já incluíram uma festa de gala de três dias em março para 1.500 convidados no estado de Gujarat, um cruzeiro para 1.200 convidados no Mediterrâneo, um templo hindu construído especialmente para a ocasião e shows de Rihanna, Backstreet Boys e Justin Bieber.
Este não é o primeiro casamento organizado por aquele que os críticos chamam de "marajá dos tempos modernos" e que herdou uma próspera empresa industrial de petróleo, gás e petroquímica.
Em 2017, Ambani organizou uma cerimónia similar para a sua filha, o casamento mais caro celebrado até hoje na Índia, que supostamente custou 100 milhões de dólares (cerca de 91 milhões de euros) e que incluiu uma atuação da cantora americana Beyoncé.
As festas deste fim de semana contarão com a presença de famosos, políticos e empresários em Mumbai.
A suntuosidade do evento provocou críticas devido ao contraste com a pobreza que existe no país, o mais populoso do mundo.
A Índia é uma das economias de crescimento mais rápido no planeta, mas a renda nacional per capita é de apenas 1.174 dólares (cerca de 1077 euros) e milhões de pessoas sofrem com a fome.
11ª pessoa mais rica do mundo
Ambani, 67 anos, preside a Reliance Industries, a empresa com maior capitalização de mercado na Índia.
O magnata, nascido em 1957 e criado em Mumbai, possui uma fortuna avaliada em 123 mil milhões de dólares (cerca de 112 mil milhões de euros) e é a 11ª pessoa mais rica do planeta, segundo a lista da revista Forbes.
Ambani é um grande aliado do líder nacionalista hindu Narendra Modi, reeleito em junho para o seu terceiro mandato como primeiro-ministro do país.
O empresário passou as últimas décadas a transformar o grupo petroquímico que herdou num império mundial, com negócios lucrativos no setor dos serviços de retalho, nas telecomunicações e a aquisição de uma equipa de críquete.
O edifício residencial da família Ambani, o Antilia, é um dos principais marcos da cidade de Mumbai.
A construção do edifício de 27 andares terá custado mais de mil milhões de dólares e o complexo tem uma equipa permanente de 600 funcionários.
Radhika Merchant, a noiva de Anant Ambani, é filha de magnatas da indústria farmacêutica.
Os sus vestidos incluem designs personalizados das marcas Versace, Dolce & Gabbana e Yves Saint Laurent, informou a revista Vogue.
Uma vestido de noiva tem estampada uma carta de amor do noivo, segundo a revista. "Quero poder mostrar aos meus filhos e netos e dizer: 'Assim era o nosso amor'", declarou.
Rihanna, Zuckerberg, Ivanka Trump
As celebrações pré-nupciais começaram em março com uma festa de gala de três dias para 1.500 convidados no estado de Gujarat. Os convidados incluíram o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e a filha do ex-presidente americano Donald Trump, Ivanka.
A cantora Rihanna atuou durante o evento, o seu primeiro espetáculo desde o Super Bowl do ano passado. O ilusionista David Blaine também fez um show de magia.
As festividades também incluíram uma visita ao "centro de resgate de animais" da família Ambani, que abriga mamíferos exóticos, e a um complexo de templos hindus construído especialmente para a ocasião.
A segunda etapa, em junho, incluiu um cruzeiro de quatro dias pelo Mediterrâneo com 1.200 invitados, informou Merchant a Vogue.
A cantora Katy Perry subiu ao palco num baile de máscaras realizado num castelo francês em Cannes. O grupo Backstreet Boys, o rapper americano Pitbull e o DJ David Guetta também animaram a noite.
O cruzeiro terminou na cidade italiana de Portofino, onde o tenor Andrea Bocelli fez uma serenata na praça da cidade.
Antes do início da festa, nesta sexta-feira, os jornalistas observaram o desembarque dos ex-primeiros-ministros britânicos Boris Johnson e Tony Blair no aeroporto de Mumbai. As irmãs Kardashian também foram vistas na região.
A Índia é a quinta maior economia do mundo e a que regista o crescimento mais rápido. O país, no entanto, também ocupou em 2023 a posição 111 entre 125 países no Índice Global da Fome.
Antecipando eventuais críticas, Ambani ofereceu um banquete para 50 mil pessoas na sua cidade natal, Jamnagar, em Gujarat, na primeira fase das celebrações.
Também organizou uma cerimónia de casamento coletivo para 52 casais desfavorecidos perto de Mumbai e prometeu apoiar "centenas de casamentos do tipo" no país.
Comentários