
Enquanto avançam, um homem para a camioneta, intrigado com a cena que acaba de presenciar, e segura no telemóvel para imortalizar aquele momento.
Rouas diz, então, com uma risada: "Sinceramente, não inventei nada!".
Sabine Rouas já está habituada a este tipo de reação. Em cada uma das suas saídas, Aston provoca a mesma surpresa, é uma celebridade local.
Sabine acrescenta, com naturalidade: "Olhe para todas as pessoas do mundo que montam animais como avestruzes, camelos, elefantes...".
Assim que o focinho aparece, este touro singular chama a atenção nesta região do Mosa.
E além, acrescenta Sabine, porque "Aston é conhecido até no Japão!", graças às redes sociais, geridas pelo marido, Yannick Kirschhoffer.
Sabine encarrega-se de divulgar as façanhas de Aston, que tem 62.000 seguidores no TikTok, 90.000 no YouTube e quase o mesmo número no Facebook.
A história de Sabine e Aston foi, no entanto, difícil. Começa com um luto: o do cavalo de competição de Sabine.
"Todo jóquei tem, na sua vida, uma relação especial com um cavalo. Quando o meu morreu, não quis mais ouvir falar de cavalos", recorda.
Na época, Sabine morava em Luxemburgo, num prédio ao lado de uma quinta. Com o passar dos dias, ao observar o gado, teve a ideia de entrar em contato com o dono da quinta "para voltar a ter contato com os animais de grande porte".
"Ainda estava com dificuldades com os cavalos, sentia falta do contato. Então desci até à quinta e vi uma vaca que parecia mais interessada do que as outras. Comecei a escová-la. Vi que era inteligente, que estava a aprender a dar a pata, a cumprimentar e a responder ao seu nome".
Sabine ficou encantada com a nova amiga e, quando a vaca deu à luz Aston, um bezerro macho, comprou os dois.
"Para mim, foi o começo do inferno", conta.
Na correria, Sabine teve que achar um lugar para guardar os animais.
"Disseram-me que eu estava completamente louca e é verdade que eu não sabia nada a respeito", afirmou.

"Pesa 1,4 tonelada e tem personalidade!"
A ex-executiva obstinada apega-se a uma convicção: assim como os gatos que vai treinando, acredita no vínculo especial que existe entre os humanos e cada animal.
E achou que treinar Aston poderia ser uma boa ideia. Sabine apegou-se ao vínculo e... às suas rédeas, domou o novilho, caiu 38 vezes em três meses.
Rapidamente, porém, detectou sinais animadores.
"Ao ver-me montar a cavalo, Aston queria fazer o mesmo", diz com entusiasmo.
"Ao observá-los, aprendeu muito sobre o comportamento deles, então apoiamo-nos na imitação", acrescenta.
O resultado? Aston, agora com nove anos, salta pequenos obstáculos, faz movimentos laterais e galopa.
"Quando as pessoas veem isso, dizem-se que Aston pensa que é um cavalo, e é verdade: gosta de imitá-los. Então, só posso obrigá-lo a fazer o que quer fazer: pesa 1,4 tonelada e tem personalidade! Se salta obstáculos, é porque gosta!", completa.
O sucesso de Aston levou Sabine a apresentá-lo em espetáculos de cavalos, para desenvolver a marca "Aston, o Touro".
"Agora, as pessoas procuram-me para saber como montar o seu gado e eu dou conselhos. Aston aparece nos filmes... Ainda não consigo acreditar", celebra.
Comentários