Para visitar a cabeça do maior Buda em pedra em Sichuan, na China, os visitantes têm de subir 250 degraus. Este Buda gigante foi esculpido numa montanha perto do rio Minjiang, e atrai milhares de visitantes. O Buda Leshan mede 70 metros de altura e é o mais alto do seu género no mundo.

Além das excursões permanentes para visitar o Buda, o desgaste natural e o tempo causaram várias fissuras na estrutura obrigando a uma intervenção urgente. Os trabalhos de reparação tiveram início em outubro do ano passado.

Buda china
A escadaria que leva os visitantes ao topo do Buda créditos: Pixabay

Para garantir a segurança da estrutura no futuro, os engenheiros responsáveis pela obra colocaram quatro detetores para medir a temperatura, humidade, infiltração de água e movimentação de materiais. Após seis meses de trabalhos, o Buda volta a estar novamente pronto para receber visitantes.

Construído há mais de 1.300 anos, durante a dinastia Tang (618-907 d.c.), o Buda não é a única razão pela qual as pessoas se deslocam até este local. O Buda Leshan foi construído no ponto de encontro dos rios Minjiang, Dadu e Qingyi, tornando-o num sítio mágico.

buda china
créditos: Pixabay

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.