Foto: Ricardo Nascimento|Lusa

O aeroporto de Faro foi rebatizado esta quarta-feira, dia 7 de setembro, de Gago Coutinho em homenagem ao aviador português que fez a primeira travessia aérea do Atlântico Sul  - entre Lisboa e Rio de Janeiro - por ocasião do bicentenário da independência do Brasil.

"Celebrar o bicentenário do Brasil dá-nos a oportunidade de celebrar uma amizade antiga que tem vínculos históricos, culturais e económicos", destacou o primeiro-ministro António Costa durante a cerimónia.

O anúncio acontece no dia em que o Brasil celebra os 200 anos de independência do reino de Portugal.

O almirante Gago Coutinho marcou a história da aviação ao fazer com o aviador Sacadura Cabral a primeira travessia aérea do Atlântico Sul ao unir Lisboa com o Rio de Janeiro em 1922, afirmou a ANA, agência que gere os aeroportos de Portugal.

Os dois aviadores aterraram no Brasil após uma viagem de mais de dois meses e meio, repleta de problemas mecânicos que os obrigaram a fazer várias escalas e trocar de avião.

"A epopeia" destes dois homens "presta homenagem da melhor forma possível à independência do nosso país irmão", disse Costa, recordando que os vínculos entre os dois países encontram-se "no próprio coração de Dom Pedro, o primeiro imperador do Brasil, que regressou a Portugal após a independência" do país sul-americano.

Como parte das celebrações do bicentenário, Portugal cedeu ao Brasil o coração embalsamado de Pedro I, que também foi rei de Portugal. O coração do monarca voltará à igreja de Lapa, na cidade do Porto, após as celebrações.

Sobre o Aeroporto Gago Coutinho

 O Aeroporto Gago Coutinho em 2019 registou o recorde no número de passageiros, com um total de 9.1 milhões. Em Faro, neste verão operam 27 companhias regulares que viajam para 63 destinos, através da operação de 75 rotas.

Inaugurado em 1965 este aeroporto é o principal aeroporto turístico em Portugal e desempenha um papel determinante no desenvolvimento económico do país ao servir os principais polos de turismo do Sul de Portugal e Espanha.

A ANA|VINCI Airports assume, através da aposta em energia verde no aeroporto de Faro, um papel de relevo na prossecução da descarbonização do setor da aviação, em alinhamento com a estratégia para a Neutralidade Carbónica em 2030 e os objetivos e metas estabelecidos para a promoção da sustentabilidade.

A nova central fotovoltaica no Aeroporto de Faro faz parte de um plano de ação global da VINCI Airports em todos os seus aeroportos, com projetos semelhantes já implementados ou em desenvolvimento na República Dominicana, Brasil, Reino Unido, Sérvia, Suécia, França e agora em Portugal.

O projeto, segundo o comunicado da empresa, terá uma capacidade instalada de 2,9 MWp e irá permitir produzir 30% das necessidades energéticas do aeroporto, gerando uma poupança anual equivalente a mais de 1.500 toneladas de CO2.

Este projeto – o primeiro em ambiente aeroportuário em Portugal –, insere-se no plano de ações ambientais para a região do Algarve e representa os objetivos no âmbito da sustentabilidade, que são, conforme o comunicado, uma prioridade para a empresa.