As companhias aéreas e os aeroportos estão novamente a ser avaliados pela pontualidade dos seus serviços, à medida que o volume de voos aumenta em todo o mundo. A Cirium, empresa de análise de aviação, reiniciou os seus relatórios mensais de desempenho de pontualidade.

Em maio de 2021, a Japan Airlines (JAL), a Hawaiian Airlines, a Red Wings e a Avianca encabeçam a lista de pousos no horário nas suas respetivas regiões. Enquanto isso, o Aeroporto de Haneda (HND) fica em primeiro lugar como o aeroporto mais pontual do mundo.

Por mais de uma década, a Cirium prepara o relatório de desempenho de pontualidade—a análise mais antiga do setor de aviação—para dar informações sobre a pontualidade de companhias aéreas e aeroportos e identificar os que superaram os seus pares regional e mundialmente e ns suas respetivas categorias. O relatório foi suspenso no início de 2020 porque os voos foram afetados pela pandemia da COVID-19.

As mais pontuais na Ásia-Pacífico

Na Ásia-Pacífico, as cinco principais companhias aéreas mais pontuais são JAL (95,19%), ANA (94,60%), Air New Zealand (89,59%), Garuda Indonesia (87,98%) e Air Korean (85,48%). A Air New Zealand operou a maioria dos voos ao longo do mês (12.570) entre as 10 principais companhias aéreas em pontualidade.

A JAL subiu do 10º para o 1º lugar em comparação com o último relatório mensal da Cirium, em fevereiro de 2020. A ANA passou para do 5º lugar e a Air New Zeland para o 9º Algumas companhias aéreas que se destacaram entre as 10 melhores em pontualidade em 2020 não aparecem mais na lista, entre elas, Singapura Airlines, Cathay Pacific, AirAsia, Cebu Pacific Air e Thai Airways International.

A Hawaiian lidera enquanto a Air Canada sobe na América do Norte

A Hawaiian Airlines continua a vencer outras companhias aéreas norte-americanas, mantendo-se em primeiro lugar como a companhia aérea americana com maior pontualidade mensal (93,22% dos pousos no horário). A Air Canada, que não chegou aos 10 primeiros em fevereiro de 2020, agora está em 2oº lugar—à frente da South West Airlines, que ficou em 2o em 2020.

A Southwest caiu para o 9oº lugar. Contudo, a transportadora sediada em Dallas operou a maioria dos voos das 10 maiores companhias aéreas—um total de 89.297 voos. A Delta Air Lines, a Alaska Airlines e a United Airlines estão em 30, 4o e 5o lugar, respetivamente.

A Red Wings lidera na Europa

O ranking dos 10 primeiros da Europa, sem surpresa, tem visto muitos deslocamentos com a Red Wings ocupando o primeiro lugar em maio (96,18% de pontualidade). Desde fevereiro de 2020, a Vueling passou do 7o para o 2o lugar (96,07%) e a Iberia foi do 6o para 3o (95,87%).

A Aeroflot escorregou para o 5o lugar, no entanto, a companhia aérea russa operou a maioria dos voos dos 10 primeiros colocados com um total de 13.316 voos. Os estreantes que estão entre os 10 primeiros em comparação com 2020 são a KLM (4o), a SunExpress (7o) e a SAS (10o).

As companhias aéreas que não estão mais entre as 10 primeiras são: LOT Polish Airlines, Air France e Norwegian Air Shuttle.

A Avianca sobe na América

LatinaA Avianca, passou do 9º lugar em 2020 para ser a companhia aérea mais pontual da América Latina (93,69%) em maio. A Azul (93,53%) e a Gol (93,52%) estão agora entre os 10 primeiros em 2o e 3o lugar, respetivamente.

Haneda lidera o ranking global de desempenho de pontualidade em aeroportos

No ranking dos 20 principais aeroportos globais, o Aeroporto de Haneda (HND) conquista a primeira posição com 96,86% de descolagens dentro do horário. Aeroporto Internacional de Sheremetyevo (SVO), Minneapolis-St. Paul International Airport (MSP), Detroit Metropolitan Wayne County (DTW), e Philadelphia International Airport (PHL) todos estão entre os cinco primeiros.

Mais de meio milhão de voos de passageiros foram realizados pelos 20 principais aeroportos do mundo em maio, o que representa apenas 4% a menos em relação a fevereiro de 2020. O desempenho de pontualidade dos aeroportos melhorou em 3 pontos.

Para ver os relatórios completos de companhias aéreas e aeroportos, clique aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.