E se um jogo nos levasse a viajar até à cidade romana de Civitas Igaeditanorum, hoje Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha? É a proposta do videojogo “Valete Vos Viatores”.
Desenvolvido pelo estúdio Trahelium, este jogo coloca-nos no papel de um aprendiz de epigrafista que viaja de Roma até ao extremo ocidental do Império Romano, Idanha-a-Velha. É dessa perspetiva que o jogador é convidado a ficar a conhecer o período romano e reconstruir diversos cenários da Antiguidade, a partir do registo arqueológico.
Depois de deixar Roma, o artesão viaja pelo Império Romano até que chega à Civitas Igaeditanorum, onde o esperam várias missões e completa a sua especialização na criação de epígrafes (inscrições, neste caso, na pedra). O videojogo foi desenvolvido no âmbito do projeto “Valete Vos Viatores”, apoiado pelo Programa Europa Criativa, que recorre a uma abordagem inovadora para cruzar história, audiovisuais e novas tecnologias e, assim, aproximar os mais jovens do conhecimento do mundo romano.
O projeto é o resultado de uma parceria entre a Universidad de Navarra (Espanha), a Universidade de Coimbra (Portugal), a La Sapienza Roma Universita (Itália) e a Université Bordeaux Montaigne (França), o Museo Nazionale Romano e o Município de Idanha-a-Nova.
De acordo com a National Geographic Espanha, que destacou recentemente o projeto, o “Valete Vos Viatores” assume três dimensões: por um lado, funcionará como museu virtual, transformando as inscrições romanas em modelos 3D interativos que permitem a consulta remota; por outro lado, através do videojogo tornará mais acessíveis as disciplinas de História Antiga e Epigrafia; por fim, a terceira dimensão do projeto é criar uma série documental protagonizada por um estudante de arqueologia que viaja por vários pontos históricos do Império Romano.
Recorde-se, a este respeito, que Idanha-a-Velha, considerada um verdadeiro museu ao ar livre, está classificada como Monumento Nacional e apresenta um extraordinário acervo de epígrafes romanas.
O jogo “Valete Vos Viatores” está disponível na plataforma Steam.
Comentários