O The Trash Traveler está de volta, com mais uma iniciativa recordista à volta da limpeza de beatas. Desta vez, o objetivo é promover a maior recolha de beatas do mundo, com início no sábado e prolongando-se até dia 23 de abril.

"Em 2021, recolhemos 1,1 milhões de beatas de cigarros juntos com 600 pessoas em 2 meses. Será que conseguimos fazer isto em 1 semana?", pergunta Andreas Noe, também conhecido por The Trash Traveler, no seu instagram.

Os interessados podem participar a partir de qualquer local no país e envolver amigos, familiares ou a comunidade local. Só precisam mesmo de recolher beatas de 15 a 23 de abril e, depois disso, arranjar uma maneira de as fazer chegar até Lisboa. Segundo Noe, quem não puder deslocar-se até à capital pode enviar-lhe uma mensagem a combinar a recolha e logística de transporte. No final, as beatas recolhidas serão pesadas de modo a determinar se o recorde de 2021 foi batido.

Para o ativista alemão, o mais importante não é tanto o recorde, mas o que uma grande mobilização de pessoas pode fazer no sentido de alertar consciências e repensar hábitos de consumo.

Para este evento, Andreas Noe só tem um pedido: "não comprem novos contentores, sacos ou outros equipamentos de limpeza". A ideia é promover a reutilização de materiais já na posse dos participantes e assim tornar a iniciativa mais sustentável do ponto de vista ambiental. "Precisamos de repensar como consumimos e a forma descuidada como usamos os nossos recursos", escreve no instagram. "Não precisamos de comprar novo, só temos de usar os nossos neurónios", exorta.

Em 2022, o ativista alemão propôs-se a percorrer de bicicleta mais de 3 mil quilómetros em Portugal para apanhar lixo e inspirar outros a repetir o seu exemplo. Podem ler aqui a entrevista que deu ao SAPO na altura.