Devido ao fascínio exercido nos homens pela grandiosidade do vale do Douro, vão erguer pequenos santuários de romaria em pontos notáveis da sua paisagem. Mirantes de contemplação de um lugar mágico”

Portugal, o Sabor da Terra; Jose Mattoso, Suzanne Daveau, Duarte Belo.

Miradouro Senhora de Lurdes
créditos: andarilho.pt

No miradouro de Nossa Senhora de Lurdes não temos apenas uma magnífica paisagem do Douro. Contemplamos, num lugar isolado, em cima de um enorme rochedo, como o homem foi contornando, moldando, o rio e os vales que o orientam, numa zona chamada de “mal passagem” e que os nossos olhos alcançam numa vasta área.

Miradouro Senhora de Lurdes
créditos: andarilho.pt

“Sim, é uma grande extensão. Do outro lado é onde o rio Douro é mais estreito e também mais profundo. Chamam-lhe a malpassagem, desde a barragem da Valeira até quase chegar ao vale de S. Martinho. Onde o rio é mais estreito e mais profundo. Isso torna-se atrativo. Para muita gente que vem de fora e gosta de fazer umas acrobacias, brincadeiras. Eu próprio já fiz algumas. Nadar cerca de 5 quilómetros, quase da barragem da Valeira até próximo da praia de S. Martinho.”

Miradouro Senhora de Lurdes
António Ventura, o "Robusto" créditos: andarilho.pt

Falei com António Ventura, também conhecido por o Robusto, em Nagoselo do Douro, a aldeia mais próxima do santuário e que na segunda-feira de Páscoa vai em procissão até à capela de Nossa Senhora de Lurdes. “Sim, mas normalmente as pessoas vão lá quando podem. Porque é bonito, é turístico, é agradável e chama a atenção de muita gente que vem de fora. É diferente. Há muitos sítios que são atrativos mas este torna-se ainda mais atrativo.

Miradouro Senhora de Lurdes
Nagoselo do Douro créditos: andarilho.pt

Eu falo por mim próprio. Eu sou daqui da região e quando vou para a Polónia, Irlanda ou França, bate-me uma saudadezinha. E quando chego aqui encontro muitas pessoas  que me dizem: a sua aldeia é bonita. Antigamente, e agora ainda fazem, quando chegava os dias de Páscoa, a procissão sai daqui e celebra-se lá a missa. Há a corrida das merendas, as pessoas comem lá. Depois, quando regressam aqui à praça, já têm um grupinho para o bailarico.”

É uma capela pequena, tem no portado a inscrição de 1921 e para muitos visitantes é um dos miradouros mais interessantes do Alto Douro Vinhateiro.

Miradouro Senhora de Lurdes
O mirante de Senhora de Lurdes créditos: andarilho.pt

O mirante está protegido por uma grade metálica e situa-se num dos extremos dos rochedos, num penhasco. Uma encosta íngreme e escarpada com alguns carrascos que escondem a rudeza do lugar. A vista dá para um enorme e profundo vale decorado com vinha e termina no Douro. O rio tem um caudal estreito, passa em frente da estação de comboios Foz-Tua.

Miradouro Senhora de Lurdes
créditos: andarilho.pt

A linha do caminho de ferro é outra obra fascinante. Serpenteia o rio e o sopé de um monte também de escarpas graníticas. Selvagem, sem qualquer sinal de intervenção humana.Estamos a 355 metros de altitude, o olhar vertiginoso para a natureza agreste e o silêncio, acrescentam encanto ao lugar.

Miradouro Senhora de Lurdes
créditos: andarilho.pt

“É a paisagem, é o aroma da natureza, estar em contacto com a natureza, boa paisagem para o rio Douro e para a praia”. A praia fluvial fica no fundo do vale e vê-se o caminho íngreme. É numa das passagens estreitas do rio Douro.

Miradouro Senhora de Lurdes
créditos: andarilho.pt

“Há muita gente que vem das aldeias próximas, gostam desta parte aqui e instalam-se lá. Alguns até acampam dois ou três dias ou um fim de semana. Tem um acesso bom. Para nós é confortável, é aconchegante”. Nagoselo do Douro e o Miradouro de Senhora das Lurdes ficam no concelho de S. João da Pesqueira.

Senhora de Lurdes é um dos mais fascinantes miradouros do Douro Vinhateiro faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.