De frente para o mar e nascido sobre o amplo terraço lateral do palacete, o restaurante Vintage é uma relíquia arquitetónica, um pequeno pavilhão de vidro com perfil de romântico jardim de inverno. Aqui, porém, plantas, flores e legumes são apresentados à mesa. O trabalho exige a mesma sensibilidade e paixão que a jardinagem, mas aqui o foco é o apuramento de sabores e a criação de experiências sensoriais que passam, literal e metaforicamente, de boca em boca.
A experiência gastronómica começa na envolvência da sala, um cubo envidraçado para permitir que se pinte com o azul do oceano e claraboia de vidro para se pintalgar de sol e estrelas. Mais do que uma cor, aqui o azul pretende ser uma inspiração marinha. Também procura replicar as pinceladas de uma peça de arte cuja tonalidade domina a sala. O restaurante Vintage é adornado por um painel de azulejos, um original que acompanha a casa desde que o industrial Alfredo da Silva a mandou construir para acolher a temporada de verão da família, lê-se em comunicado.
Aquando da transformação do palácio em hotel, segundo o comunicado, os azulejos foram cirurgicamente removidos, um a um e, como um puzzle, repostos num mural que espera honrar a arte da azulejaria nacional. Por vezes, pode ter a oportunidade de ouvir a história, contada na primeira pessoa pela proprietária, que procurou respeitar a traça original do palacete.
Apreciado o espaço, segue-se a ementa: elaborada pelo Estoril Vintage Hotel e assegurada pela chef Sara Esteves, que conjuga ingredientes e sabores tradicionais.
As entradas vão de Creme de legumes, Sopa de peixe, bivalves e algas a Ceviche de peixe branco, abacate e algas, passando por Terrina de foie gras, salada de citrinos e chicória azeite de manjericão.
Depois pode escolher entre pratos de peixe como Lombo de robalo grelhado, puré de batata, espargos brancos e beurre-blanc de açafrão, Polvo assado no forno com creme de pimentos, arroz de tomate, chouriço e coentros ou Caril de gambas com arroz basmati, chutney de manga e papadum. Também pode contar com Lombo de bacalhau e brandade, cebolada, coulis de salsa e chips.
Entre os pratos de carne há Bife do lombo com legumes da estação ‘À café’ | 3 Pimentas | Bernaise; Bochechas de porco preto com puré de batata, cogumelos-ostra e molho do assado, Sela de borrego assada com molho de hortelã, batata confitada e espinafres creme e Magret de pato com puré de aipo e feijão verde redondo salteado e molho de cereja.
Se preferir um prato vegetariano, pode experimentar o Risotto de cogumelos e espargos com azeite trufado e telha de pão alentejano com parmesão.
Entre as sobremesas, tem fruta da época, gelados, queijos e Cremoso de chocolate com texturas de avelã, Pudim de ovos, gelado de amêndoa e ‘grãos’ de laranja ou Tarte de maçã, puré de maçã e gelado de baunilha.
Comentários