No Reino Unido, a ceia natalícia tradicional costuma ser com carne assada ao forno com verduras e molho.

O molho parece ser a parte mais difícil de preparar segundo os consultados, pois 81% consideram pouco provável conseguir preparar molho de mirtilo e 73% acham pouco provável conseguir preparar molho de pão, ambos clássicos da culinária inglesa.

Outros 73% consideram-se incapazes de preparar um pudim de Natal, uma sobremesa marcante que frequentemente leva álcool nos ingredientes e é preparada com grande antecedência.

Ao contrário, o peru assado e as batatas ao forno estão entre os pratos que os participantes do estudo disseram dominar.

Um terço deles argumentou que ninguém os ensinou a cozinhar e a mesma proporção disse não dispor de espaço ou equipamento necessário para preparar uma ceia natalícia.

Consequentemente, 55% disseram confiar em que outras pessoas cozinhem para eles, enquanto 15% disseram que vão abrir mão completamente da ceia natalícia. Oito por cento, no entanto, afirmaram que planeiam apreciar as iguarias num pub ou num restaurante.

No entanto, preparar refeições parece estar nos planos para 2022, pois 41% dos entrevistados afirmaram que no próximo ano pretendem aprender a preparar uma ceia de Natal completa.

O estudo, realizado pela Censuswide para a rede de supermercados Co-op, foi feita pela internet com uma amostra representativa de 2.001 pessoas no Reino Unido.

Descubra alguns dos pratos típicos que estão nas mesas na noite de consoada em diferentes  partes do mundo:

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.