Começamos a reaproximarmo-nos da natureza e a encontrar prazer nas coisas mais simples. Cada vez mais procuramos ter uma alimentação equilibrada e preocupamo-nos com o ambiente. É por esta vontade de regressar às origens que nasce A Praça, por agora uma plataforma digital – Praça Digital – e, em breve, no Hub Criativo do Beato.
Lembra-se da última vez que foi a uma praça?
Era na praça que se escolhiam os produtos para se preparar o almoço de domingo. Já tínhamos as nossas bancas favoritas, mas, ainda assim, valia a pena andar de banca em banca para comparar preços e cheirar os frutos e os legumes de forma a garantir que estávamos a levar os melhores produtos para a nossa cozinha.
Ainda dava para trocar ideias com os vendedores que, na maioria dos casos, eram também responsáveis pela produção daquilo que vendiam.
Nas despensas e fruteiras dos lares portugueses predominava sempre o que era da época e as mangas, os abacates e abacaxis eram de facto produtos exóticos - não os tínhamos diariamente em casa.
Atualmente estamos mais distantes desta realidade e a consumir maioritariamente produtos “instantâneos” e de regiões longínquas. Esquecemo-nos do produto da época, no seu estado mais puro e saudável e perdemos a ligação direta entre agricultores, produtores e consumidores.
A Praça, lê-se em comunicado, nasce da vontade de nos fazer regressar às origens quase como consequência deste acelerado estilo de vida.
“Um espaço contador de histórias”
A Praça espera trazer uma nova experiência de retalho alimentar e restauração em homenagem ao que é nacional.
O novo mercado vai apostar em produtores locais com o objetivo de ligar consumidores, produtores e produtos. Será também um lugar que conta histórias pois o consumidor terá a oportunidade de conhecer a origem do produto e a paixão de quem o produz.
Enquanto aguarda pela inauguração do espaço prevista para 2021, pode visitar a versão digital para comprar produtos, se viver em Lisboa*, ou para ficar com uma ideia do que vai poder encontrar para o ano no Beato.
*As entregas são feitas diretamente em casa de terça a sexta-feira, entre as 10h e as 22h00 nos concelhos da Grande Lisboa, Sintra, Cascais e Setúbal, sendo também possível recorrer ao serviço Praça Express (apenas no concelho de Lisboa) com entrega no próprio dia para os produtos disponíveis no momento.
Comentários