"Tanto quanto sei, não existe outro restaurante deste género nos Estados Unidos. Se quiseres comida de Macau, tens em Chicago, de Goa em Los Angeles, mas não existe um sítio que reúna todos estes sabores", explicou Russel Andrade à Lusa.

Com raízes em Portugal, na Índia e na Tanzânia, o norte-americano é cantor de ópera profissional, atualmente com a St. Petersburg Opera Company, em que participa em "Romeu e Julieta”, e é descendente de portugueses pelo lado do pai e da mãe.

"A ideia de abrir um restaurante nasceu quando percebi que não havia um sítio onde pudesse encontrar a comida fantástica da minha avó, que cresci a comer. Foi nessa altura que comecei a pensar em usar o seu livro de receitas para abrir um negócio", disse.

A avó de Russel cresceu na Tanzánia, mas os pais eram portugueses. O pai, de quem herda o nome Andrade, nasceu em Goa filho de portugueses.

"A minha avó cozinhava estes pratos que eram uma fusão de todos os sítios onde os portugueses passaram, com diferentes ingredientes, especiarias e sabores. O que o nosso ‘chef’, Ed Lowery, está a fazer é pegar nestas receitas e torná-las mais acessíveis para o palato americano", disse.

Na ementa, encontra-se frango de churrasco com piri-piri, pratos de bacalhau, chamuças de Goa, pato à moda de Macau ou cachorros quentes brasileiros.

A ideia parece ter resultado: o restaurante, que abriu no dia 18 deste mês, teve casa cheia nos dois primeiros fins de semana em que esteve aberto.

"As pessoas de São Petersburgo são muito aventureiras e disponíveis para tentar coisas diferentes. Investimos muito no espaço, na decoração, nos cocktails, mas a comida é aquilo de que toda a gente está a falar", garantiu Andrade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.