O espaço foi inaugurado em 2020 mas, com a chegada da pandemia, mal teve tempo de se apresentar à cidade. Reabre portas em 2021, com a combinação perfeita: uma cozinha de confeção simples, mas surpreendente, um ambiente acolhedor, um serviço de proximidade e o tal segredo que merece ser revelado – uma vista privilegiada e envolvente sobre o centro histórico do Porto, que não deixa ninguém indiferente.
Situado num edifício centenário na rua dos Caldeireiros, uma das ruelas mais típicas da cidade, o Alibi pode muito bem passar despercebido aos mais distraídos que por lá passeiam. Só um olhar mais curioso vai permitir ver para além do corredor que se avista da rua e descobrir o acesso aos diferentes espaços que compõem o restaurante: uma sala de ambiente contemporâneo e confortável, uma esplanada interior com um jardim vertical e o jardim exterior que oferece uma daquelas paisagens da cidade dignas de postal.
Posicionando-se como um espaço que faz a apologia dos bons momentos à mesa, o Alibi apresenta uma carta pensada para proporcionar esse convívio à volta dos pratos, com propostas que convidam à partilha de sabores. A qualidade dos ingredientes e o respeito pelos sabores autênticos são os traços distintivos da gastronomia que aqui se pratica, com a criatividade do chef Bruno Ferreira a fazer-se notar em combinações inesperadas ou em detalhes que marcam a diferença.
Entre as propostas mais icónicas do Alibi estão sugestões como as vieiras glaceadas, a tempura de polvo ou o creme de espargos brancos com azeite de trufas e amendoins caramelizados, para começar a refeição; a carne maturada, o arroz do mar ou o polvo assado em forno de carvão, como bons pratos para partilhar, ou ainda o arroz cremoso de beterraba para quem procura uma iguaria vegetariana. Por fim, e porque uma boa refeição não fica completa sem uma sobremesa, não faltam opções tentadoras como a pêra cozida em açafrão e especiarias, a panacotta de café ou o fondant de chocolate negro com espuma de maracujá e sorvete de framboesa.
Também a carta de vinhos foi cuidadosamente selecionada, apresentando diferentes referências nacionais, que procuram ir ao encontro de todo o tipo de clientes. Para acompanhar qualquer momento da refeição há ainda uma seleção de espumantes e de cocktails, entre outras sugestões.
Aberto de segunda a sábado, o Alibi dá primazia às refeições ao jantar, estando o serviço de almoço apenas disponível três dias por semana (sextas, sábados e segundas).
No mesmo edifício do restaurante, situa-se ainda a Alibi Guesthouse, outro projeto do grupo, com nove quartos que oferecem a mesma vista única sobre a cidade e todo o conforto necessário para uma estadia a dois ou em família em pleno centro histórico do Porto.
Comentários