Nos últimos dias, o Chef nascido em Spoleto tem vindo a produzir massas secas, simples, mas isentas de quaisquer vestígios de glúten, para posteriormente serem embaladas e preparadas para a viagem até à fronteira ucraniana. “Estamos a falar de pessoas com restrições alimentares muito significativas e que, numa situação destas, estão ainda mais condicionadas em termos do que podem comer”, recorda o Chef Sergio Crivelli, que há muito se dedica à causa celíaca.

Paralelamente, o Sergio Crivelli – Ristorante Italiano, situado na Rua de Brito Capelo, em Matosinhos, estará também a receber bens alimentares sem glúten e sem lactose que a população em geral pretenda doar para esta causa solidária. “Estamos associados à Campanha ‘Ucrânia Sem Glúten’ e esta é mais uma forma de ajudarmos um povo que está a atravessar tantas dificuldades”, frisa o Chef Crivelli.

É uma forma solidária de ajudarmos pessoas que já têm fortes restrições alimentares e que neste cenário dramático estão ainda mais desprotegidas”, salienta o Chef Sergio Crivelli.

Ciente dos constrangimentos que este tipo de doações coloca, o Chef Crivelli alerta para “a importância de os alimentos doados não terem vestígios de glúten, uma vez que tal pode ter consequências severas para as pessoas celíacas que pretendemos ajudar”. Os bens recolhidos serão encaminhados para os promotores da campanha, que vão tratar de todo o processo de envio para a Ucrânia.