Por: Ana Oliveira

A Lourinhã produz mais de metade da produção nacional de abóbora. De acordo com António Gomes, presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, em 2015, o concelho produziu 54% da produção total do país, que foi de 73 mil toneladas e 74% da produção da região Oeste.

A produção de abóbora, que também é exportada para França e Inglaterra, tem um impacto de 10 milhões de euros na economia local. E isto só pode ser motivo de orgulho para o concelho que, de 28 a 30 de outubro, realiza a III edição do Festival da Abóbora no Pavilhão Multiusos da Atalaia.

O Festival espera receber este ano dez mil visitantes, mais três mil que na edição do ano anterior, que apresentou o hambúrguer de abóbora e a sopa de peixe com abóbora. Em cada edição, o evento apresenta uma nova iguaria. Se em 2015, nasceu o hambúrguer de abóbora e a sopa de peixe com abóbora, este ano será apresentada a cerveja de abóbora. Na primeira edição, realizada em 2014, foram as pizzas de abóbora.

Festival da Abobora
créditos: Ana Oliveira

Mas o evento não procura só trazer novidades e novas formas de cozinhar ou saborear este alimento. Segundo Pedro Margarido, presidente da Junta de Freguesia da Lourinhã e Atalaia, “o Festival assume três componentes essenciais, que se complementam entre si: a produção da abóbora, com as suas técnicas e práticas culturais; o conjunto das iniciativas lúdicas promovidas para a interação com os visitantes; e a vertente do envolvimento dos agentes culturais, guardiões dos valores tradicionais da comunidade.”

Quem quiser ir até ao Festival pode contar com exposições, workshops, mostras e concursos gastronómicos. As novidades para este ano são o lançamento da rota turística da abóbora, um concurso nacional de abóboras, que seleciona as abóboras mais pesadas e com maior tamanho, e um concurso nacional de doçaria, em que aquele hortícola é o ingrediente principal.

Para quem já está com apetite e vontade de experimentar pratos diferentes, há boas notícias. A partir de sábado, dia 22 e até ao dia 30, realiza-se também a Semana Gastronómica da Abóbora onde 11 restaurantes vão confecionar sopas, pratos e sobremesas à base de abóbora.

À semelhança das edições anteriores, vai ser preparada uma torta gigante, que, em 2015, chegou aos 48 quilogramas e 58 metros de comprimento, para ser vendida. As receitas da torta irão reverter para associações.

Veja também: Lourinhã: Parque dos dinossauros abre em 2018

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.