A proposta é original e não para de provocar sorrisos a Verónica, a Neko (donos da cervejaria) e a todos os amigos e clientes com quem partilharam a novidade em primeira mão: incluir uma cerveja especial para cães no menu de uma cervejaria que conta já com mais de 50 opções, nacionais e internacionais.

Mas o assunto é sério, e a ideia é deixar ainda mais claro que há espaços onde os animais são bem-vindos e depois há a Gulden Draak Lisboa, em Picoas, e o Delirium Café, no Chiado, que vêm para estabelecer um novo paradigma.

Assim, se a Gulden Draak e a Delirium Café não são os únicos, serão certamente dos primeiros espaços em Portugal em que é possível levar um cão a passear, sentar-se na esplanada ou mesmo dentro dos espaços e pedir duas cervejas: uma para o canídeo e outra para quem o acompanha.

E um petisco, já agora, que isto de beber “a seco” não se recomenda. Como estamos no Natal, os cães que tiverem a sorte de ter donos clientes destas cervejarias lisboetas, também podem ter direito a um petisco especial para acompanhar a cerveja: uma espécie de batatas fritas, pensada para o “pairing” perfeito.

Gulden Draak
O cliente Jordan Alves e o seu cãozinho Fado desfrutam de cervejas na Gulden Draak créditos: DR

Só é preciso ter atenção à temperatura: se para os humanos a cerveja se quer bem geladinha, os cães devem bebê-la (tal como a água) à temperatura ambiente. Desta forma, evitam-se as dores de barriga e tornam-se mais evidentes os sedutores aromas da bebida.

Em rigor, a Snuffle Dog Beer não é uma cerveja real: não contém álcool e não é gasosa. É feita a partir dos melhores ingredientes, que também são adequados para consumo humano: frango, malte, extratos de cevada e, claro, muita água.

Nas cervejarias há recipientes próprios para servir as iguarias, mas também há os kits de Natal (uma caixa com duas cervejas e batatas fritas) para comprar e levar.