As afamadas bifanas, conhecidas por todo o país e que são marca registada desde 2011, são cozinhadas há mais de 30 anos de “uma forma especial”, que, de acordo com a autarquia, “convida a parar” quem passa pela cidade.

Numa aposta na promoção deste produto gastronómico, que "continua a levar o nome de Vendas Novas aquém e além-fronteiras", a câmara municipal, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, vai realizar a primeira edição da Feira da Bifana, entre os dias 18 e 20 deste mês.

A iniciativa, com entrada gratuita, vai decorrer no parque de feiras e mercados com a participação de nove casas de bifanas detentoras da marca "Bifanas de Vendas Novas", além de tasquinhas e rulotes.

As famosas bifanas de Vendas Novas, que começaram por ser confecionadas, há mais de três décadas, na zona da Boavista, num café junto à Estrada Nacional 4 (EN4), que atravessa a cidade, tornaram-se no ex-líbris da localidade.

Nos últimos anos, e em simultâneo com a “exportação” do setor, assistiu-se, segundo o presidente do município, Luis Dias, a “um aumento muito significativo de casas que se dedicam quase em exclusivo à confeção de bifanas”.

"A estimativa que fazemos é de cerca de três mil bifanas vendidas diariamente” nos cafés de Vendas Novas, o que “perfaz um total mensal de cerca de 90 mil e, no cômputo anual, quase um milhão de bifanas”, referiu.

“Não é uma bifana qualquer, não é apenas carne no pão", é feita, segundo o município, "com um bife de carne de porco bem batido da melhor qualidade, frito num molho secreto e servido dentro de um papo-seco mais ou menos torrado”.

Com o passar dos anos, segunda a autarquia, a técnica foi-se aperfeiçoando e as inovações foram-se implantando, e, hoje, podem ser apreciadas bifanas no prato, com batatas fritas, com queijo, ovo estrelado ou na versão grelhada.

O evento coincide com a tradicional feira de maio, em Vendas Novas, que anualmente recebe cerca de uma centena de feirantes e milhares de visitantes.

O programa de animação inclui fado, cante alentejano e baile com artistas da cidade, no dia 18, enquanto para o dia seguinte, às 22:00, está marcado um concerto com o cantor Mickael Carreira, integrado no programa Alentejo em Cena, e animação com dj.

Para dia 20, de manhã, está prevista a 24.ª Corrida da Cidade, em atletismo.

Fonte: Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.