O presidente hondurenho Juan Orlando Hernández comandou uma cerimónia no parque da comunidade de San Sebastián, departamento ocidental de Lempira, para apresentar a enorme chávena, na presença de membros da indústria e de funcionários públicos.

O governo disse em comunicado que o recorde Guinness era de Londres, com uma chávena de 13.200 litros apresentada em dezembro de 2012. Honduras superou-a com uma chávena na qual foram colocados 15.730 litros de água e 2.270 litros de essência de café.

Maior chávena de café do mundo nas Honduras
Maior chávena de café do mundo nas Honduras créditos: AFP

A mexicana Puerto Vallarta tinha o recorde da maior degustação do mundo, com 491 pessoas que beberam de uma chávena.

Essa marca foi superada pelas 900 pessoas que degustaram café da caneca gigante em Honduras.

O presidente promove uma campanha mundial para melhorar os preços do grão, assinalando que uma chávena de café em Nova Iorque custa cinco dólares, mas o dono da quinta em Honduras recebe apenas dois cêntimos.

Honduras, que exportou 9,4 milhões de sacos de 46 quilos de café por 1,130 mil milhões de dólares no ano 2017-2018, é o quinto produtor mundial, o terceiro da América Latina e o primeiro da América Central.

O café cultivado em mais de 250.000 hectares de 16 dos 18 departamentos do país está nas mãos de 120.000 produtores, a maioria pequenos.

Fonte: AFP

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.