Não é tema novo e já escrevi sobre ele no último confinamento, abrangendo vários concelhos e focando o rosto de Saramago esculpido na beira do mar da Lourinhã. Como a verdadeira jangada de pedra, mas atracada. Confinada e no bom sentido: voltemos a ver Portugal com outros olhos e com paladar?

É sobre paladar, precisamente, que eu vos escrevo hoje, mas paladar como viagem. E sobre isto nunca falei: amar comer Portugal como um menu de viagens dentro de um espaço que cobre completamente o conceito take-away (não tem a ver com a pandemia, sempre foi e será take-away e tem sido um sucesso de nome português). Estou a referir-me ao ONIVÁ sediado no Barreiro e em Paris. “ONIVÁ – Pra’Fora” (@takeaway.oniva) tem pratos deliciosos, contudo não se trata de um restaurante apenas, mas sim de uma viagem por lugares sem sair do Barreiro … e de Paris! Ora e porquê? Há uma ligação entre o Barreiro e Paris com o ONIVÁ: existem dois iguais e a gastronomia é tipicamente portuguesa! Foi o Pedro Nunes (CEO) que fundou o conceito e o restaurante nos dois países e tem como missão oferecer viagens de sabores aos parisienses e aos portugueses. Como?

No caso do ONIVÁ em Paris: todo o Mundo que ali vai pode encontrar Portugal de uma forma diferente do costume. São pratos mais gourmet e mas tradicionais. O Pedro explica, aliás, que o parisiense tem de perceber que Portugal tem uma gastronomia que vai muito além do que se conhece como típico. Vai encontrar “maravilhas” intituladas “Mona Lisa” ou “Le Parisien”, mas mesmo estes nomes franceses têm ingredientes francamente da cozinha portuguesa. Ainda inclui o Vegan Burger que não pode deixar de experimentar. Enquanto come, viaja também: durante a entrevista, com a Mona Lisa como ícone ‘emprestado’ numa das paredes, fiquei a saber que uma vez por semana há um prato especializado e focado num país diferente. Portanto você pode saborear Itália, Uruguai, Argentina, Brasil, Angola e França. Preparado para uma viagem gastronómica 100% take-away?

Ora então “Vamos lá”! ONIVÁ tem precisamente essa tradução que remete para “movimento” e que, nestes anos pandémicos, se ajusta muito bem às nossas necessidades: encomendar e saborear sem demoras, sem sair de casa. E mesmo que saia de casa, basta espreitar o Menu abaixo e vai ficar com água na boca. Eu estive a fazer a minha pesquisa e entrevista no ONIVÁ e trouxe comigo pão alentejano e azeitonas bem marinadas. Há momentos em que só nos apetece viajar e recordar momentos portugueses, certo? Então viaje em take-away!

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.