É no piso térreo do hotel PortoBay Liberdade, logo a seguir à recepção, que se encontra o restaurante Bistrô4. Para além do restaurante, esta unidade hoteleira conta com dois bares, um spa e 98 quartos.

Tendo em conta que o grupo é oriundo da Maeira, não é de estranhar que as influências da ilha se façam sentir

de forma acentuada à mesa do Bistrô4 e nós, Viagensa4, já tínhamos saudades da gastronomia madeirense.

A decoração de todo o espaço segue a tendência e sofisticação do hotel. Destacamos a bonita garrafeira que serve de entrada ao restaurante, o pátio, decorado com oliveiras, limoeiros e um bonito painel de azulejos de Joana Rêgo. Como estava um dia invernal em Lisboa, não nos podemos sentar, infelizmente, no pátio.

No interior, a ligação entre a sala e a cozinha é inevitável, apenas uma montra de vidro divide os dois espaços, criando de imediato uma expetativa enorme para o que aí vem.

O restaurante segue o movimento bistronomie -  movimento gastronómico, nascido em França, que funde bistrô e alta gastronomia, numa cozinha de qualidade a preços acessíveis.

No Bistrô4, a viagem gastronómica prometia e não desiludiu.

O menu reduzido dá destaque às escolhas do chefe e aos produtos da época. Desde omeletas e opções vegetarianas, pratos principais e deliciosas sobremesas, aos petiscos frios e quentes - verdadeiras "tapas à portuguesa” cheios de sabor e alegria.

De entrada não resistimos às Lapas na Frigideira, acompanhadas com bolo do caco, uma perdição. Os miúdos (são fãs de croquetes) e deliciaram-se com uma dose, dos bons!

As entradas e petiscos são muitos e variados, vão acompanhando a estação e a inspiração do chef!

Como prato principal optámos por uns Coscous Chow Mein com camarão, caseiros e vindos diretamente da Madeira, uma delicia!

O clássico Linguado “Meunière” acompanhado de ragoût de legumes, estava divinal, no ponto, carregado de sabor e requinte.

Os miúdos embarcaram num bife da vazia grelhado, escolha que nunca os desilude e os mantém ocupados por um bom bocado.

Como sobremesa optámos por partilhar um Paris - Lisboa - Funchal (de pris a massa Choux, de Lisboa o creme de pastel de nata, do Funchal o bolo mel), como devem imaginar estava divinal, a forma perfeita de terminar um almoço memorável em família!

Notas finais:

O requinte de toda a refeição impressionou, estamos de facto num restaurante num hotel de 5 estrelas.

A simpatia e disponibilidade do staff é espetacular são a cereja no topo do bolo, sempre que tivermos saudades da Madeira e da sua gastronomia já sabemos onde nos dirigir.


Bistrô4 – Hotel PortoBay Liberdade

Rua Rosa Araújo 8, 1250-195 Lisboa

+351 210 015 700

portobayliberdade@portobay.pt

Acompanhe as nossas aventuras no Instagram Viagensa4

Artigo originalmente publicado no blogue Viagensa4

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.