À frente deste projeto estão o Chef Giorgio Rattini, o pizzaiolo Luciano Passeri e o Sommelier Rocco Costanzo, que pretendem abrir mais espaços na nossa capital, mas para já apostam forte neste restaurante de duas salas, junto à estação de comboios de Alcântara Terra, a piscar o olho a Campo de Ourique e às Necessidades.

Quando aqui entramos, somos logo recebidos com o cheirinho convidativo das pizzas, feitas à frente do cliente, na primeira sala e com o sorriso simpático do pizzaiolo Luciano Passeri. O ambiente é luminoso, colorido e acolhedor, com um toque de moderno.

Caraterísticas que se repetem na segunda sala, pintada de azul e com painéis de azulejos na parede, num deles até podemos ver o “nosso” Zé Povinho, figura emblemática criada por Rafael Bordallo Pinheiro. Destaque ainda para os lustres que pendem do teto e para o tanque de lagostas à entrada da cozinha.

Rocco Costanzo é um dos responsáveis do espaço e que nos vem dar as boas vindas, é a ele que cabe a missão de nos dar a conhecer a ementa e ajudar a escolher as iguarias que vamos provar.

Como estamos num restaurante italiano, a aposta não podia deixar de ser nas massas e nas pizzas, mas o Papi & Lobster vai um pouquinho mais longe e apresenta novas versões dos tradicionais pratos italianos e alguns até com um toque português.

Enquanto esperamos, vamos nos entretendo com o pão típico molhado em azeite. Começamos então a refeição, propriamente dita, com as entradas ou tapas. A sugestão de Rocco foi para Vitela com molho de atum, alcaparras e anchovas (a 6 euros uma dose), uma combinação deveras surpreendente e agradável e para o Salmão marinado com citrinos, outra opção bastante surpreendente (6,50 euros a dose).

Nos quentes, optámos por uma reconfortante e saborosa sopa de Massa com feijão ( 6 euros a dose), o frio lá fora era grande e o estômago agradeceu.

Avançamos para o primeiro prato, as opções podem variar entre as massas e as pizzas. Nas pizzas pode-se escolher entre a tradicional massa romana (individual) ou na tábua, com cerca de 50 centímetros de comprimento e 25 de largura, indicada para partilhar.

Entre a vasta lista de opções, destacam-se a Pizza Campeã do Mundo – Mamilù, com creme de abóbora, gorgonzola, bacon, mozarela, Parmigiano Reggiano e tomate marinado em orégãos e a Papi Pizza com Tomate, queijo burrata e lavagante.

As massas são outra aposta segura, na maioria frescas e feitas no restaurante. Há Lasagne no Forno, Cannelloni recheados com Ricotta e Espinafres, Linguine com Queijo Cacio e Pimenta e Tagliolino com Molho de Manjericão.

A nossa escolha recaíu sobre Strozzapreti com Lavagante (12,50 euros a meia dose ou 23,50 euros uma dose inteira), este prato combina duas das estrelas da casa: a massa e o lavagante, e é uma verdadeira tentação, onde os sabores do tomate e do manjericão se combinam harmoniosamente com o lavagante. A cozedura da massa como não podia deixar de ser está no ponto, à italiana.

Se quiser lavagante as opções são: Lavagante em jardim acompanhado com legumes da estaçãoLavagante à catalã com tomate, cebola roxa e molho de limaLavagante no carvão ou então Lavagante gratinado com manteiga de ervas aromáticas (cada dose inteira custa 23,50 euros).

Se ainda tiver espaço, pode optar por um Secondi Piatti à boa maneira italiana. Entre as opções há polvo no carvão com batata cozida, lulas grelhadas com puré de grão de bico e legumes da estação cozidos, entre outras.

Pode acompanhar qualquer um destes pratos com um dos vinhos da carta, seja italiano ou nacional, com destaque para os alentejanos a copo, uma fresca limonada ou uma cerveja nacional.

Para rematar a refeição, não pode faltar uma sobremesa doce e típica: Crema Cotta com fruta, Tiramisú, Mil Folhas, Semi Frio de Chocolate preto são algumas das opções entre as quais é difícil escolher, seguida de um café e um cálice de grappa.

No final, saímos daqui muito satisfeitos, com uma refeição bastante reconfortante e agradável, bem tratados, num ambiente também ele acolhedor e alegre, com staff simpático, em que até a música ambiente está no volume ideal para permitir as conversas entre os comensais e se quisermos ainda podemos comprar massa para fazer em casa.

O Papi & Lobster fica na Rua da Costa nº 10, em Alcântara – Lisboa, e funciona entre as 12h00 e as 15h30 e as 19h00 e as 24h00, diariamente. O preço médio de uma refeição para duas pessoas ronda os 40 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.