Por Tânia Fernandes (texto) e António Silva (fotografia)

O JNcQUOI Ásia é aquele restaurante onde o fantástico se entrelaça com o mundano. Enquanto saboreamos os pratos exóticos, meticulosamente preparados, ponderamos: será que os dragões existem apenas na imaginação ou há mais mistérios por descobrir neste vasto mundo?

Abrimos a porta para uma viagem gastronómica que faz eco dos feitos dos exploradores portugueses. Em pleno coração de Lisboa, na Avenida da Liberdade, o  JNcQUOI Ásia é um restaurante de fusão cultural e culinária. Com a casa mãe umas portas acima, assumidamente luxuoso e hedonista, o JNcQUOI Ásia é uma espécie de irmão irreverente, o viajante cosmopolita, que explora a culinária da Índia, Tailândia, China e Japão.

Todo o processo de reserva, receção à porta, acolhimento à entrada e acompanhamento até à mesa é feito de forma personalizada e atenciosa, por pessoas diferentes. Sim, ainda nem metemos nada à boca e já nos sentimos especiais e muito bem recebidos.

Já com os pés na sala principal, somos transportados para um universo onde a fronteira entre o real e o imaginário se torna difusa. Os olhos são imediatamente atraídos para o elemento central que domina o espaço: um esqueleto dourado e imponente de um Dragão. Suspenso no ar com uma grandeza surreal. Este símbolo lendário estabelece o tom para uma experiência verdadeiramente extraordinária. A luz natural que flui pelas amplas janelas da sala realça os detalhes intricados da ossada.

A sala principal do JNcQUOI Ásia evoca uma sensação de fascínio semelhante àquela que se sente ao explorar a sala dos dinossauros no Museu de História Natural, em Londres. Assim como nos deparamos com os vestígios de criaturas que só conhecemos através de fósseis e lendas, aqui somos confrontados com a presença de um ser mítico que desafia a nossa compreensão da realidade. A dúvida paira no ar enquanto nos sentamos à mesa, folheando a extensa ementa repleta de sabores exóticos e tentadores.

Inspirado pelas rotas marítimas que ligaram Portugal à Índia, Tailândia, China e Japão, este enclave gastronómico oferece uma viagem sensorial através de quatro distintas cozinhas asiáticas.

Das especiarias exóticas da Índia aos pratos aromáticos da Tailândia, passando pela refinada culinária chinesa e pela arte do sushi japonês, o JNcQUOI Ásia oferece uma panóplia de sabores. Cada detalhe foi meticulosamente concebido para transportar os comensais numa viagem através dos sabores e aromas de terras distantes.

Começámos a viagem gastronómica com uma das entradas que integra o Menu Chef Preferences, assim como o Menu Best Sellers do JNcQUOI Ásia: o Tártaro de Atum JNcQUOI com Caviar e Wontons (42 euros). Um prato que é finalizado na mesa, com o tártaro a ser envolvido na gema de ovo, limão e azeite de trufa, sob o nosso olhar.

Nas entradas vamos ainda à extensa carta de Dim Sums e selecionamos o Dumpling Crocante de Caranguejo (19 euros). Vêm duas unidades de um dumpling frito de caranguejo com maionese de Chilli e Tobiko Preto. Crocante, estaladiço e bem exótico.

Ainda nos Dim Sums, mas cozinhados ao vapor, provámos o Dumpling de Cogumelos (15 euros). Servem 4 unidades de dumpling de cogumelos Shiitake e Pleurotus com Bambu. Vale a pena fechar os olhos para trancar os sentidos no paladar e verdadeiramente os apreciar.

Nos pratos principais, nesta primeira visita ao JNcQUOI Ásia não poderíamos também deixar de apostar em opções Chef Preferences: Caril de Frango Tikka Masala (30 euros), o caril indiano com frango tandoori, acompanhado de arroz basmati e chapati. Um prato de caril, presente em muitos menus indianos, que ganha destaque aqui pela sua cremosidade excecional e aroma irresistível.

O outro prato incontornável numa primeira experiência é o Pad Thai Goong (33 euros). Massa de arroz salteada com camarões, tamarindo, açúcar de palma, rebentos de feijão mungo e amendoins.

No final da refeição, trazem-nos um tabuleiro com todas as sobremesas disponíveis e a descrição de cada uma delas ainda nos dificulta mais a escolha! A seleção final foi um Confit de Alperce e Poejo com Chocolate e Amêndoa (11 euros) e uma Tarte de Chocolate Negro e Framboesa (11 euros). Excelente combinação de ingredientes, equilibradas. Não são demasiado doces, oferecendo uma experiência que agrada até aos paladares mais sensíveis ao açúcar.

No final da refeição, aproveitámos para conhecer os outros espaços do JNcQUOI Ásia. O Bar Ganda (o nome dado pelos Lusitanos ao primeiro rinoceronte que pisou território europeu). Um DJ animava o espaço, onde os visitantes podem desfrutar de uma vasta seleção de cocktails criativos e bebidas premium. É o local perfeito para relaxar e socializar.

Encontrámos ainda uma zona exterior, onde também são servidas refeições, que pretende recriar o ambiente de um passeio pelas ruas movimentadas de Tóquio, Banguecoque e Hong Kong. O Terraço conta com um jardim de cores vivas e está cercado de sinalética néon e vegetação.

JNcQUOI Ásia
JNcQUOI Ásia O terraço do JNcQUOI Ásia créditos: CH Magazine

Espreitamos ainda a mais recente sala do JNcQUOI Ásia. Uma porta secreta levou-nos do bar ao Frou-Frou. Aqui os clientes podem ter uma experiência gastronómica imersiva, que os leva aos misteriosos recantos da China underground dos anos 20. A refeição aqui é complementada com atuações surpreendentes.

No geral, todas as salas do JNcQUOI Ásia são decoradas a rigor e os clientes podem desfrutar de uma experiência gastronómica memorável.

O JNcQUOI Ásia fica no nº 144 da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Abre de domingo a quarta-feira, entre as 12h00 e as 00h00 e de quinta-feira a sábado, das 12h00 às 2h00.

Artigo originalmente publicado no site CH Magazine