São Francisco é uma cidade incubadora da inovação, do pensamento radical e do progresso. Os orgulhosos residentes chamam “casa” a esta península de 11km2, com uma seleção eclética de bairros, movimentados restaurantes de fusão étnica e um panorama gastronómico emocionante.

O que fazer

Comece por explorar os diferentes bairros da cidade. North Beach é a zona italiana, conhecida pelas suas trattorias e gelatarias. Aqui, a Chinatown e a Japantown são as mais antigas dos EUA, enquanto o ambiente boémio de Haight-Ashbury se reflete nas suas inúmeras lojas de roupa vintage e de discos de vinil. A nossa zona favorita é The Mission, rica na herança espanhola e com murais em constante mudança. Descubra a história por trás dos da 24th Street com a Tour da Precita Eyes Muralists. Embora a área da cidade seja pequena e possa parecer tecnicamente fácil passear a pé, as 43 colinas de São Francisco são notavelmente íngremes.

São Francisco
créditos: Pixabay

Passe pelo SFMOMA e aprecie a sua coleção com 33,000 peças de arte moderna. Reabriu no ano passado com quase o triplo do espaço de galerias e com o restaurante In Situ, onde o chef Corey Lee executa um menu rotativo que inclui pratos de alguns chefs de topo, como René Redzepi e Thomas Keller.

Termine com uma viagem de barco até Alcatraz e explore esta antiga prisão de alta segurança enquanto contempla os arranha-céus da cidade sobre a baía e a Golden Gate Bridge. A ponte – uma das mais famosas do mundo – conta com 38 pintores a trabalhar constantemente para manter o tom alaranjado internacionalmente conhecido.

São Francisco skyline
créditos: Pixabay

Onde ficar

Por ser uma cidade sempre na moda e agora na vanguarda da tecnologia (é aqui a sede do Twitter, Airbnb e Pinterest), San Fran possui inúmeros hotéis modernos e de alta-qualidade por onde se pode escolher. Muitos deles estão localizados no bairro comercial central de Union Square. O Hotel Zetta foi desenhado para servir as multidões apaixonadas por tecnologia de ponta, com smart TVs e colunas Jawbone. O Axiom combina tecnologia (pense em wifi de fibra ótica e pontos USB) com elegância num design minimalista e de cores suaves. Construído em 1910, The Marker é considerado antigo, de acordo com os padrões norte-americanos. A sua arquitetura exterior, ao estilo do início do século XX, contrasta com um interior distintivamente moderno, com destaque para as decorações cor-de-rosa choque e azuis. No Hotel G todas as peças de arte dispostas nos quartos são para venda e ajudam a angariar verbas para uma organização sem fins lucrativos que apoia artistas em dificuldades. Suba as escadas do lado contrário à receção e descubra o bar de estilo retro Benjamin Cooper com os seus cocktails criativos e ostras.

Onde comer e beber

Para entender a razão pela qual a comida da Bay Area é tão boa, comece com uma visita até ao Ferry Building onde abundam os ingredientes frescos. Originalmente um centro de transporte, este edifício é agora um mercado de comida que vende tudo, desde pêssegos maduros até mel infundido. No The Mission, os burritos são o pedido do dia. Experimente o La Taqueria para a sua versão do burrito recheado com carne de vaca e feijão. No restaurante Dosa, com influências sul-indianas, vai encontrar um menu de brunch que inclui fritadas de batata temperadas com especiarias e coentros e Bloody Marys decorados com um toque extra de gengibre, alho e malaguetas verdes. Com duas estrelas Michelin, o Lazy Bear começou por ser um clube gastronómico e agora serve menus de degustação da nova cozinha americana, para as longas mesas comuns, durante 5 noites por semana.

Marisco fresco no Embarcadero
Marisco fresco no Embarcadero créditos: Food and Travel

Aproveite para assistir a um jogo de basebol no AT&T Park e opte pelos lugares mais altos para ver os San Francisco Giants com o cenário que revela a baía ao fundo. A paisagem íngreme desta cidade significa que cada bairro tem o seu próprio microclima. Traga várias peças de roupa para ajustar à medida que passa do calor do bairro de Mission até ao fresco do Embarcadero.

Artigo originalmente publicado na revista Food and Travel Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.