Para os amantes desta forma de expressão artística, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa dá a conhecer cinco locais de street art a não perder.

A arte, e especialmente a arte urbana, tem ganho grande relevância no Barreiro, onde pode ficar a conhecer o Circuito da Arte Pública, criado em colaboração com a ADAO - Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios e com a Escola Conde de Ferreira. Ao longo de três quilómetros, é possível ver obras de autores como Bordallo II ou Another.

Circuito da Arte Pública
Circuito da Arte Pública Circuito da Arte Pública, Barreiro créditos: CM Barreiro

O Street Art Park, localizado no Lumiar, é um dos mais recentes locais de arte urbana da região. Com 14 muros de pintura livre e uma zona para a prática de skate, este parque é uma verdadeira ode à criatividade e à liberdade artística. Para quem é fã de arte urbana, é uma paragem obrigatória para ver o que se está a fazer de novo nesta área.

Street Art Park
Street Art Park Street Art Park, Lumiar créditos: Galeria de Arte Urbana | GAU

Loures tem ganho destaque como um dos principais centros de arte urbana da região. Isto deve-se, em grande parte, ao investimento do município na promoção de projetos de street art, convidando artistas de renome para transformar as suas ruas. Atualmente, quem passeia por Loures pode encontrar todo o tipo de obras, desde homenagens a figuras históricas, como Saramago, até interpretações modernas de temas sociais, tal como o 25 de Abril, criando um percurso artístico que surpreende quem por ali passa.

Arte urbana em Loures
Arte urbana em Loures Arte urbana em Loures créditos: Loures Arte Pública

Conhecida por ser uma zona industrial em transformação, Marvila é o local onde a arte urbana tem encontrado um novo lar. Os artistas fazem das fachadas dos edifícios as suas telas e criam obras de grande escala que refletem a diversidade e criatividade do bairro, tornando-o num ponto focal da street art na Região de Lisboa.

Roteiro pela
Roteiro pela Arte urbana em Marvila créditos: CML - DMC - DCP

Já na vila piscatória de Sesimbra nem só as praias merecem atenção. As paredes do município estão repletas de cores vibrantes trazidas por talentosos artistas urbanos, como Salomé Afonso e Gemeniano Cruz. A combinação da arte urbana com a paisagem costeira faz de Sesimbra um local a visitar para quem quer descobrir a street art fora dos grandes centros urbanos.

Arte urbana em Sesimbra
Arte urbana em Sesimbra Arte urbana em Sesimbra créditos: Visit Sesimbra

Para além destes cinco spots, destaque para as obras de Bordalo II e Vhils. Conhecido por combinar a arte com mensagens ambientais, Bordalo II cria esculturas imponentes de animais a partir de materiais reciclados. As suas obras podem ser encontradas um pouco por toda a região, como o Lince Ibérico na Gare do Oriente, o Macaco e o Sapo no Beato, o Trash Puppy em Cabo Ruivo ou a Abelha Gigante na LX Factory. Já Vhils, recorre a uma técnica única de escultura para esculpir rostos diretamente em fachadas de edifícios utilizando materiais como betão ou gesso. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é o retrato de Amália Rodrigues feito na calçada portuguesa.