A Londres antiga pode ser vivida no London Mithraeum, um templo romano descoberto numa escavação após a II Guerra Mundial, no qual foram encontrados mais de 600 artefatos da civilização romana, incluindo a mais antiga escrita em tabuleiros já estudada por arqueólogos. Construído ao longo de um dos rios perdidos de Londres, o rio Walbrook, o templo seria levado para um novo local, mas acabou por ser devolvido ao endereço original e está aberto ao público na sede europeia da Bloomberg.

Outra ideia é transportar-se para a Londres na época da guerra, visitando os Churchill War Rooms. Trata-se de um bunker subterrâneo a partir do qual Winston Churchill coordenou as forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, conduzindo-as à vitória.

Natural History Museum
Natural History Museum créditos: Visit Britain

Se acha que os museus são chatos, reconsidere. Londres acolhe o Natural History Museum, lar de 80 milhões de espécies, de um esqueleto humano com 9 mil anos, e um meteorito de 4,5 bilhões de anos, enquanto que o Museum of London conta a história desta grande cidade, de 450 mil anos a.c. até os dias de hoje. Para viver o lado sombrio da época vitoriana, Jack the Ripper Museum tem cenas recriadas no centro de Whitechapel durante os anos de terror do serial killer nunca identificado.

Vai encontrar várias curiosidades do mundo animal no Grant Museum of Zoology, onde cerca de 68 mil espécies cobrem todo o reino animal. Há achados como o esqueleto de um quaga - uma espécie extinta de zebra -, ossos de um pássaro dodo e um vidro cheio de toupeiras preservadas em conserva.

Woodberry Wetlands
Woodberry Wetlands créditos: Visit Britain

Há também vida selvagem viva. Um pântano preservado e rico de natureza pode ser a última coisa que imagina ver em Londres, mas é exatamente o que se encontra em Woodberry Wetlands. O pântano, que originalmente era a represa Stoke Newington East Reservoir, foi reocupado pela vida selvagem, incluindo aves aquáticas, tritões (um tipo de salamandra), morcegos e borboletas.

Em Highgate, encontrará o lugar de descanso final de Karl Marx e George Michael (a sua sepultura está fechada ao público) no Highgate Cemetery. Construído nos tempos vitorianos, é famoso pelos túmulos gigantes e elaborados. É possível explorar também o mais novo East Cemetery de forma independente ou fazer uma visita guiada ao original (e de arquitetura mais impressionante) West Cemetery.

House of Dreams
House of Dreams créditos: Visit Britain

Para ver algo verdadeiramente exótico, siga até à House of Dreams, uma coleção ímpar de itens encontrados pelo artista Stephen Wright. As suas lembranças pessoais e objetos de coleção incluem cabeças de bonecas, tampas de garrafa, dentes falsos e perucas, expostas de uma forma colorida e inusitada na sua casa em East Dulwich. No God's Own Junkyard, em Walthamstow, vai encontrar uma coleção de arte neon, com criação e curadoria do finado designer Chris Bracey. São placas, sinais, cartazes de filmes e cenários, tudo em neon. Aberto ao público como uma homenagem à sua vida, o local tem peças para comprar, alugar ou simplesmente encantar através do seu efeito caleidoscópico brilhante.

Lady Dinah's Cat Emporium
Lady Dinah's Cat Emporium créditos: Visit Britain

Comer fora não precisa de ser um caso sério em Londres. Tome um café em Lady Dinah's Cat Emporium e sente-se com um companheiro de quatro patas. Neste café, pode relaxar com uma bebida quentinha, um bolo fresquinho e gatos fofinhos. Se prefere uma opção fria e crocante, visite o Cereal Killer Café, onde cada refeição lembra o pequeno-almoço, servida em tigelas de cereais. No Chambers of Flavour pode ter uma noite de mimos gastronómicos e teatrais… Entregue-se ao excêntrico e delicie-se.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.