Embora muitas vezes ofuscada pela notoriedade da vizinha Milão, Bérgamo é uma verdadeira joia que merece um lugar especial na bucket list de qualquer viajante.
Fundada há mais de dois mil anos, Bérgamo testemunhou a influência de várias civilizações, desde celtas e romanos até à República de Veneza. Foi um importante centro nos Ducados Lombardos, acumulando uma riqueza cultural e arquitetónica que perdura até hoje. No século XIX, a cidade esteve sob domínio do Império Austríaco como parte do Reino Lombardo-Vêneto e, mais tarde, foi incorporada no Reino de Itália, preservando uma mescla única de influências diversas ao longo dos séculos.
Bérgamo é composta por duas áreas distintas: a Cidade Alta (Città Alta) e a Cidade Baixa (Città Bassa). Vale a pena conhecer ambas, mas recomendo ficarem hospedados na Cidade Alta, onde se concentram as principais atrações históricas e culturais.
Comecem a visita a Bérgamo pela Piazza Vecchia, o coração da Cidade Alta. Esta bonita praça é rodeada por edifícios históricos como o Palazzo della Ragione, o Campanone (Torre Cívica) e a Fonte Contarini. Aproveitem para descansar numa esplanada para tomar um café ou saborear uma refeição enquanto apreciam a atmosfera única desta praça.
Nas imediações da Piazza Vecchia encontrarão alguns dos locais mais icónicos da cidade, como a Basílica de Santa Maria Maior, o seu batistério e a Capela Colleoni, famosa pela magnífica fachada renascentista. Percam-se pelas ruas estreitas e pelas praças típicas da Cidade Alta, aproveitando para fazer compras ou para experimentar uma deliciosa refeição italiana num dos muitos restaurantes típicos.
Outro ponto obrigatório em Bérgamo é a Porta San Giacomo, um impressionante portão pertencente à fortificação defensiva, de onde se tem vistas deslumbrantes para a Cidade Baixa. É também o ponto de partida para um passeio pelas Muralhas Venezianas, que se estendem por mais de cinco quilómetros e foram reconhecidas como Património Mundial da UNESCO. No extremo norte das muralhas, visitem o Museu di Rocca, localizado num antigo bastião defensivo, com uma torre redonda e um parque junto à fortaleza.
A forma mais prática de chegar à Cidade Baixa é apanhar o funicular que conecta as duas áreas desde 1887. A Cidade Baixa também oferece atrações interessantes, como a Piazza Matteotti, a Accademia Carrara e a popular rua comercial Via XX Settembre.
Lago Iseo e Lovere
A pouco mais de meia hora de carro de Bérgamo, o Lago Iseo é um destino que vale também a pena visitar na região. Rodeado por montanhas imponentes e aldeias pitorescas, Iseo pode ser menos conhecido do que o Lago Como ou o Lago Garda, mas oferece uma experiência autêntica e tranquila no Norte de Itália. Um dos lugares mais conhecidos do Lago Iseo é o Monte Isola, uma das maiores ilhas lacustres da Europa, acessível através de um curto trajeto de ferry de Sulzano ou Sale Marasino.
Nas margens do Lago Iseo não percam a oportunidade de visitar Lovere, considerada uma das aldeias mais bonitas de Itália, uma distinção mais do que merecida. Passeiem pelo centro histórico de Lovere e deixem-se surpreender pela sua arquitetura impressionante.
Não percam a Basílica de Santa Maria in Valvendra, o Santuário delle Sante Bartolomea Capitanio e Vincenza Gerosa ou a Torre Cívica, de onde podem apreciar vistas panorâmicas incríveis sobre a vila e a natureza envolvente. Na área junto ao lago, encontrarão várias opções de restaurantes e esplanadas. Vale ainda a pena visitar o Porto Turístico, um dos maiores portos lacustres da Europa.
É muito fácil viajar para esta região, uma vez que Bérgamo fica a menos de 15 minutos do Aeroporto Internacional de Orio al Serio, um dos principais hubs para voos low-cost na Europa. Dediquem pelo menos um fim de semana para explorar tudo o que Bérgamo e a área envolvente têm para oferecer.
Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram
Comentários