É verdade que abdicamos do bronze e das festas na praia mas os voos e a estadia ficam muito mais baratos e ganhamos outro tipo de vantagens. Ora vejam a seguir.

Durante o Inverno podemos passear na parte velha da cidade (Vieille Ville) com calma e tranquilidade. Admirar a arquitectura e tirar fotos sem que enormes grupos de tours organizados se ponham à frente da casa-museu de Matisse ou de qualquer outro edifício histórico ou monumento que querias retratar.

Casa-Museu de Henri Matisse
Casa-Museu de Henri Matisse créditos: The Travellight World

Podemos ouvir boa música sem pagar nada porque no Inverno, nas tardes de domingo, a Orquestra de Harmonie de Nice organiza concertos filarmónicos gratuitos na Igreja de Notre Dame du Port.

A ópera de Nice é outra das atracções da cidade e, se estiverem interessados em assistir a um espectáculo, podem comprar os bilhetes on-line em www.opera-nice.org.

Os museus e as galerias de arte da cidade, como o Museu Matisse e o Museu Nacional Marc Chagall, não têm filas grandes para entrar e, lá dentro, podemos apreciar os quadros sem ter 10 pessoas à frente (o que para alguém baixinha como eu é sempre uma vantagem).

Para quem gosta de fotografia, aconselho vivamente o Musee De La Photographie Charles Nègre, na Place Pierre Gautier.

A praia faz parte da cidade de Nice e, mesmo quando está deserta, é um prazer caminhar por ali, com o vento fresco a bater-nos na cara, e desfrutar de um almoço tranquilo num restaurante costeiro com vistas soberbas para o mar como o Beau Rivage, o Lido Plage ou o Blue Beach.

Praia em Nice
créditos: The Travellight World

E, falando em vistas soberbas, uma das que é imperdível, de Verão ou de Inverno, é a vista do Le Chateau. Uma colina alta que oferece uma espectacular panorâmica sobre a cidade.

Para lanchar aconselho o Antonia’s café, na Place Rossetti. Tem um chocolate quente maravilhoso! Mas se não gostam de chocolate e se não quiserem perder muito tempo, dispensem a visita, porque o serviço é muito lento…

Para jantar não faltam opções, mas eu gosto particularmente do Rosalina Bar, na Rue Lascaris, um espaço com um ambiente descontraído e gente interessante que já foi uma antiga garagem da Renault e que agora serve boa comida e excelentes cocktails.

Outro destaque do Inverno em Nice é a grande festa de Carnaval em Fevereiro que inclui um enorme corso carnavalesco e paradas de flores.

Carnaval em Nice
créditos: in.france.fr

E para quem tem férias nesta época, que tal passar aqui o Dia dos Namorados? Um dos hotéis mais emblemáticos da cidade - o hotel Negresco - costuma oferecer um programa bem completo para este dia.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.