Começamos o dia a percorrer o PR5 BCL - Um trilho fácil mas encantador, de traços rurais, de floresta e património, do nosso Rio Cávado e de cheiro a casa.
Entre o mar e a serra, cruzado a meio pelo Rio Cávado, o concelho de Barcelos só pode ter características ímpares que a natureza aproveita. E, numa visita a Barcelos, aproveita também tu para conhecer os vários percursos pedestres que se encontram hoje marcados e devidamente sinalizados.
São, por agora, sete os trilhos que nos mostram a fauna e a flora de Barcelos, a sua ruralidade, património e gentes. Dos mais curtos, como o PR1 BCL de 7,2km, aos mais longos, como o PR2 BCL de 16,1km, dos mais fáceis aos mais difíceis, podes optar pelo trilho que melhor se adeque à tua preparação física.
E já de aquecimento feito, depois de uma bela caminhada partimos à descoberta do Figurado de Barcelos. Este teve origem na Olaria e ainda hoje se pratica e vive em Barcelos. Com os pedaços de barro restantes, os antigos oleiros começaram a construir peças alusivas aos temas do quotidiano. A criatividade foi-se espicaçando e hoje há das mais bizarras às mais ousadas peças de Figurado.
Num concelho onde o Figurado representa muito da produção artesanal, além das várias oficinas de artesãos que se podem visitar, há uma rota pelas ruas, praças e rotundas do centro da cidade onde se encontram réplicas das peças mais emblemáticas dos artesãos barcelenses - o Roteiro do Mundo Maravilhoso do Figurado de Barcelos.
Sendo naturais de Barcelos, passámos já tantas vezes por estas peças que já nem dávamos por elas... até que as fomos conhecer melhor e passamos a olhá-las de forma mais atenta!
Claro que acabamos por ficar fascinados com o Figurado Barcelense e sabendo nós que a herança oleira moldou social e culturalmente a nossa cidade, decidimos, depois de explorar o Roteiro do Mundo Maravilhoso do Figurado de Barcelos, visitar o Museu de Olaria para conhecer e aprender um pouco mais sobre esta arte.
A criação manual de utensílios do dia-a-dia está presente na história há tanto tempo que é impossível precisar e carrega consigo a identidade de diferentes comunidades, povos e civilizações, que através da utilização de diferentes materiais e formas se conseguem distinguir.
Os púcaros, os cântaros, as tigelas, os potes e as caçoilas são dos que mais se associam às Louças de Barcelos. E é este legado que o Museu de Olaria pretende preservar, divulgando várias coleções e salvaguardando o estudo e divulgação do nosso património olárico. As peças ali presentes são maioritariamente barcelenses, mas também de outras regiões de Portugal e até de outros países lusófonos.
Saímos do Museu de Olaria, que é bem no centro da cidade e este estava numa verdadeira azafama. Sim, é quinta feira, o dia mais movimentado de Barcelos. Isto porque todas as quintas feiras são dias de feira na nossa cidade! Todas as quintas-feiras (desde o século XV!), o Campo da Feira em Barcelos enche-se de legumes, frutas, roupas, acessórios, louças, artesanato, utensílios e até móveis, e a Cidade do Galo ganha assim uma outra vida, uma vida bem colorida!
Também és adepto de mercados? Nós sim, admitimos! Somos adeptos daqueles mercados onde se compram legumes frescos, onde há de tudo e mais alguma coisa, onde se encontram os vizinhos, se regateia e se faz conversa com as senhoras da fruta.
Em viagem, é nos mercados e feiras locais que procuramos entender as rotinas das gentes e conhecer os produtos da terra. E, pensando bem, não é muito diferente na "nossa" feira.
Se por cá passares, tenta encaixar a tua visita a Barcelos numa quinta-feira e vem conhecer uma das maiores e mais admiradas feiras do país.
Motivados pela Rota dos Vinhos Verdes e pela própria Rota dos Vinhos de Barcelos, fomos conhecer também duas quintas nesta que é a nossa terra... e nelas não encontrámos apenas vinhos. Nos donos destas quintas, encontrámos sobretudo enciclopédias vivas cheias de conhecimentos sobre as potencialidades agrícolas dos nossos solos, encontrámos amor à terra, tradições de família e muita simpatia.
Na @quinta_da_pegadinha conhecemos o único produtor de queijos em Barcelos… e um dos melhores queijos que já provámos! Todo o cuidado e amor com que a família da Quinta da Pegadinha trabalha reflete-se na qualidade dos produtos... que são deliciosos e que representam também o que de melhor se faz em Barcelos!
Aqui conversámos com o Sr. António e a D. Francisca... Esta é uma quinta do século XVI que ainda hoje se mantém em atividade e com um gosto de louvar só pode ter muito para contar. Se a ideia é conhecer a história vinícola de Barcelos e provar um destes vinhos, espumantes ou aguardentes, a Quinta do Tamariz é a nossa sugestão.
Depois de explorado o Artesanato, os Percursos Pedestres, o Centro Histórico de Barcelos e as suas quintas de Vinho Verde, pegamos numa garrafinha, relaxamos e apreciamos o pôr-do-sol que se expande do verde das freguesias de Barcelos até ao azul do mar, ao fundo, no horizonte, aqui no topo do monte da Franqueira.
Já te convencemos a visitar Barcelos? Vai por nós, segue as recomendações que te deixamos no novo artigo no nosso blog e prepara-te para uma experiência heterogénea e animada.
Já agora, segue as nossas aventuras de viagem no nosso Instagram ou Facebook e passa no Blog Mais pra Lá para mais artigos e dicas de viagem.
Comentários