O financiamento comunitário de três milhões, feito através da candidatura entregue na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) representa 85 por cento do investimento que será feita em campanhas de promoção até 2018.

Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro Portugal, disse à agência Lusa que espera divulgar mais detalhes sobre as ações de promoção durante as celebrações do Dia Mundial de Turismo, a 27 de setembro.

Com uma área que engloba cem municípios, o que a torna a maior e mais diversificada área turística nacional, a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal tem vindo a consolidar desde 2013 "um projeto que Pedro Machado descreve como "sólido e ambicioso" através de um plano de marketing que assume como prioridade o posicionamento "Centro de Portugal".

No último ano e meio, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) o turismo no Centro do país tem registado aumentos no número de visitantes, na taxa de ocupação dos hotéis e nos proveitos dos operadores turísticos.

Em 2015, o número de dormidas totais nos hotéis situados na área abrangida pela Entidade Regional Turismo Centro Portugal ultrapassou pela primeira vez os quatro milhões, um aumento de quase 11 por cento em relação a igual período no ano anterior (janeiro a outubro) e os primeiros dados conhecidos sobre este ano indicam que a tendência de subida se vai reforçar.

Em igual período, o número de hóspedes totais na região, nacionais e estrangeiros, aumentou 14,10 por cento e os proveitos dos operadores turísticos aumentaram 16,20 por cento. Também o número de turistas atendidos nos postos de turismo aumentou significativamente (23,28 por cento), com o posto de Turismo de Aveiro a registar uma subida recorde de mais de 42 por cento.

Em junho deste ano, a Turismo do Centro assegurou o estatuto de "Destino Preferido" da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus, entidade que representa mais de 80 mil agências de viagens e operadores turísticos.

As duas entidades assinaram um protocolo que assegura que a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal irá, em 2017, figurar em todo o material e documentação da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus (ECTAA) que é enviada aos associados, bem como nas apresentações, estudos e relatórios produzidos por esta confederação europeia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.