Em comunicado, a TAP informou já ter definido os seus horários do inverno IATA, período de menor procura, em que as companhias aéreas tradicionalmente reduzem a oferta, realçando que, em vez disso, reforçará a operação.

No Porto, a TAP aumenta a oferta para Madrid, passando de sete para 12 voos por semana, e duplica para Zurique, de um para dois voos diários.

Todos os restantes destinos na Europa operados à partida do aeroporto Francisco Sá Carneiro vão manter o nível de oferta registado no corrente verão IATA, adianta, referindo a alteração do horário nas ligações a Londres, com partida da capital britânica ao final do dia, de forma "a responder às necessidades dos passageiros que viajam em negócios".

Já em Lisboa, serão duplicados os voos para Ponta Delgada, que passam de diários a bi-diários, com o segundo voo a partir de Lisboa ao fim do dia, às 21:55, assegurando também uma ligação matinal à partida de Ponta Delgada, às 07:00.

Na mesma comunicação, a TAP destaca que vai manter o voo semanal direto entre o aeroporto Humberto Delgado e o Porto Santo, na Madeira, operação que tinha sido suspensa no inverno passado.

Face ao inverno do ano passado, a oferta a Casablanca duplica, passando de diária a dois voos por dia, e a companhia reforça a operação para Cabo Verde, com a Praia a passar de seis para 11 voos semanais, o Sal de seis para oito e S. Vicente de três para quatro.

Ainda em África, e face ao período homólogo, Dakar cresce de sete para dez voos por semana.

De registar que, pela primeira vez, a TAP irá ligar Lisboa a Luanda com voos noturnos diários em ambos os sentidos.

Na Europa, comparativamente com o inverno IATA anterior, a TAP aumenta de dois para três os voos diários entre Lisboa e Munique, para Paris Orly é acrescentado um voo por dia, passando de seis para sete, o mesmo se verificando nas ligações a Barcelona, que crescem de cinco para seis por dia.

Para Frankfurt, são adicionados aos atuais três voos diários cinco novos voos semanais, nos dias úteis, com partidas de Lisboa às 06:45, de forma a servir o tráfego de negócios.

Já para os Estados Unidos, Miami aumenta dos três voos por semana no último inverno para uma oferta de voos diária.

O horário inverno IATA, como se designa na aviação o período de menor procura, entra em vigor a 30 de outubro.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.