“Criamos este ‘Senior Tourism Academy’ [academia de turismo sénior] que é um programa de formação em determinadas áreas específicas para pessoas que, ou estão reformadas, ou pretendem ocupar os tempos livres, ou querem dedicar-se a este tipo de atividades, ou até que estão a montar os seus negócios, pois há um grande foco de empreendedorismo neste segmento de idade”, disse à Lusa o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Trata-se de um programa de formação certificado pelo Turismo de Portugal e que deverá ser implementado até ao final do ano nas 12 escolas do Turismo de Portugal.

“A ideia é não é só a de criar uma ocupação de tempos livres, mas ferramentas úteis para ingressarem no mercado de trabalho ou iniciarem o seu negócio, ou procurarem alguma iniciativa numa ONG [organização não governamental]”, sublinhou Luís Araújo.

E questionou: “Por que não abrir as escolas e fazer uma experiência com cursos de formação específicos nesta faixa etária?”.

Relativamente à oferta formativa, estarão disponíveis cursos de empreendedorismo, gestão operacional, línguas, cultura e património, gastronomia e vinhos, nutrição, saúde e qualidade de vida, regras e protocolo social, tecnologias de informação e comunicação (TIC) , entre outros.

A duração dos cursos poderá ir desde um fim de semana até seis meses, dependendo da opção, segundo o responsável.

A apresentação desta iniciativa insere-se no âmbito da Semana do Turismo, que decorre desde 23 de setembro até ao dia 01 de outubro.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.