“As estatísticas oficiais dizem que este ano o turismo continua a ter nos Açores um acréscimo significativo, praticamente em todas as ilhas, verificando-se o mesmo em espaço rural”, declarou à agência Lusa Gilberto Vieira, presidente da associação de turismo rural Casas Açorianas.
De acordo com dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), nos primeiros cinco meses deste ano, o número de dormidas no turismo rural cresceu 24,9 por cento (de 7.755 para 9.689), tendo em conta os valores do período homólogo de 2015 e apesar de um decréscimo de 1,6 por cento no mês de maio.
Gilberto Vieira disse que este ano "há mais unidades em funcionamento" do que havia no ano anterior, estando "sempre a aparecer novos projetos", o que atribui à procura "cada vez maior" por parte do turista de "experiências genuínas" e de um "produto autêntico".
Considerando que este segmento do turismo açoriano não apresenta dificuldades, mas sim oportunidades”, o dirigente referiu que São Miguel é uma das ilhas em que o turismo rural tem aumentado mais, na sequência da maior frequência de ligações aéreas proporcionada pelo novo modelo de transporte aéreo entre os Açores e o continente, que entrou em vigor em março de 2015.
“Mas, em todas as ilhas, sobretudo na época alta, de maio a outubro, tem-se verificado uma resposta muito positiva a este novo modelo de transporte aéreo”, frisou.
De acordo com Gilberto Vieira, a tendência do turismo a nível mundial é a “procura de um produto diferenciado, onde se privilegia o fator tempo, o regresso às origens, o contacto com as tradições locais e a cultura das pessoas de cada região”.
O responsável pela associação Casas Açorianas está convicto que cada vez mais o turista quer ser recebido de uma forma personalizada e viver experiências ligadas a temáticas como a gastronomia, a par de atividades tradicionais e culturais.
A associação Casas Açorianas, que possui 58 associados, lançou recentemente um guia e uma aplicação para plataformas digitais para promover este tipo de produto à escala global.
A associação tem por objetivos, entre outros, o apoio aos associados, bem como a defesa dos seus interesses específicos e a garantia da genuinidade do produto turístico.
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