Dos viajantes que declararam deslocar-se para fora do Reino Unido, destacam Espanha como destino preferido com 30%, depois segue França (27%), Itália (19%), Grécia e Estados Unidos (com 17%). Portugal situa-se no sexto lugar com 16% de preferência.

Relativamente ao número de viagens planeadas para este ano, 33% tencionam fazer três ou quatro, seguidos de 27% que pensa fazer duas. Mas quando? 44% querem sair em setembro, seguido de junho (39%), maio (37%) e abril ou outubro (ambos com 34%). E quantas noites? 45% declaram que serão estadias de três a seis noites seguidos de 32% que fará o mesmo, mas entre sete e nove noites. 27% dos inquiridos pensa fazer escapadelas de fim de semana.

Os planos de viajar com a família estão longe (26%), 75% querem viajar com o parceiro e 30% com amigos.

E como irão reservar as suas férias? Cada vez mais viajantes de luxo preferem reservar diretamente através do site do hotel (68%), 56% declaram que o farão com uma agência de viagens online, em comparação com 13% que o farão numa agência de viagens física. Destaca-se que 15% dos viajantes de luxo utilizarão o site da Condé Nast Johansens para informar-se sobre hotéis e spas de luxo e contactá-los diretamente.

Destinos urbanos à frente dos destinos de praia

Pela primeira vez, os destinos urbanos (65%) aumentam em relação aos destinos de praia (55%), seguidos por 48% dos que pretendem desfrutar de destinos rurais e campestres, e 36% que pretendem relaxar num spa e contratar serviços de bem-estar.

Agora, o que procuram ao chegar ao destino? Estão mais claros do que nunca: 73% gostam de gastronomia, 52% gostam de natureza, 47% gostam de arte e cultura, 46% gostam de saúde e bem-estar e 37% gostam de mar.

O hotel

58% dos viajantes declaram que procurarão um “hotel boutique”, seguido de 55% que optarão por hotéis de luxo independentes, 41% optarão por redes hoteleiras internacionais, 39% alugarão casas e vilas particulares e 36% escolherão spas com tratamentos de bem-estar.

Quando chegam ao hotel, a qualidade da cama é o requisito essencial para 73% dos inquiridos, um bom pequeno-almoço (64%), opções de restaurantes (58%), piscina (49%).

Férias para descansar

Os tratamentos de spa e bem-estar representam 36% do tipo de férias que serão escolhidas este ano, ou seja, um em cada três viajantes está interessado nestes serviços.

De facto, esperam gastar mais de 3.100€ em viagens ao spa e uma média de 370€ em cada tratamento. Os tratamentos de bem-estar mais procurados estão divididos em dois tipos: descanso e tratamentos especiais.

O relaxamento, a tranquilidade e os cuidados pessoais vêm em primeiro lugar (84%), seguido de um retiro holístico (40%), yoga e pilates (33%), um retiro de desintoxicação (28%), talassoterapia (26%) e tratamento médico (22%).

62% dos utilizadores preferem receber um tratamento de bem-estar com o parceiro e 47% escolhem um amigo, enquanto apenas 26% preferem ir sozinhos.

88% optam por receber massagens, 63% tratamentos faciais, 43% manicure e pedicure, 40% tratamentos esfoliantes, 34% tratamentos de talassoterapia e hidroterapia.

Preço do alojamento

O preço do alojamento continua a ser o fator chave na decisão de um destino, mesmo que se trate de turismo de luxo. Para 64% dos entrevistados é o primeiro motivo a ter em conta, seguido do clima e do tempo (62%), para 56% é o custo da viagem, para 54% se o hotel oferece descontos e promoções, a duração da viagem para chegar ao destino de férias por 47% e em quinto lugar a flexibilidade para cancelar a reserva (43%).

Mas em quem os viajantes de luxo mais confiam para tomar a decisão final? Em primeiro lugar, recomendações de familiares e amigos (56%), 50% recorrem a guias de viagem, 49% recorrem a sites de viagens e agências online, 47% leem artigos de viagens online e 38% recorrem também a artigos, mas de revistas.

Este inquérito foi realizado entre os utilizadores do website da Condé Nast Johansens e dos guias impressos “Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2024” e “Condé Nast Johansens: Luxury Spas 2024”. 60% dos inquiridos são mulheres e a idade média predominante está acima dos 55 anos. O rendimento do viajante de luxo ronda os 100.000 euros por ano.