A propósito do aniversário de Nicolau Nasoni, que nasceu a 2 de junho de 1691, o WOW vai promover um Jantar Barroco no dia 2, sexta-feira, e uma visita guiada pela cidade na manhã do dia 3. É possível reservar lugar numa das atividades ou em ambas.

Assim, a recreação histórica começa na sexta-feira, dia 2 de junho, às 20h. Uma das salas do Museu da Região do Porto vai transformar-se numa sala de banquetes do século XVIII. O anfitrião será Nicolau Nasoni, famoso arquiteto italiano que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal e considerado um dos mais reputados arquitetos da cidade do Porto. Para além da figuração, como em todos os banquetes da época, à opulência juntar-se-á música barroca ao vivo.

O menu é também ajustado à época. Para começar o banquete, há mexilhões e beringela recheada com legumes rústicos e sementes ancestrais, mas também uma sopa rural, que naturalmente junta carne de porco salgada, novilho e legumes. Para prato principal, o frango do campo será assado inteiro, com limão e especiarias, batatas e couves. Para fechar o repasto, há aletria de ovos e tarte de nata. As reservas para o jantar podem ser feitas aqui.

No dia a seguir, pelas 11h30, volta a ser o próprio Nasoni o protagonista. A encenação coloca-o como líder desta visita guiada. O objetivo é percorrer “O Porto de Nasoni”, num passeio que vai do Museu do Vitral à Galilé da Sé, com passagem pelo Paço Episcopal, pelo Museu da Misericórdia e pelo Complexo dos Clérigos, terminando na capela Atkinson. A duração é de cerca de 2h30.

Os convidados de Nasoni podem adquirir bilhete para a visita guiada ou comprar o bilhete combinado, que inclui o Jantar Barroco e o passeio pelo “Porto de Nasoni”.