"De janeiro a agosto de este ano verificou-se uma taxa de crescimento de 8,16%, que significa um aumento de quase cerca de mil turistas em relação ao mesmo período de 2015, mas eu acho que o valor é mais elevado", anunciou hoje o presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro.

Segundo o autarca, "estes mil turistas são aqueles que foram ao ‘Welcome Center’", localizado na Praça Luís de Camões, junto da Sé Catedral, admitindo que há muitos visitantes que se deslocam à cidade mais alta do país e não procuram aquele espaço.

Entre janeiro e agosto visitaram a Guarda 12.700 turistas e em igual período do ano passado um total de 11.742.

O relatório do município também aponta o aumento da diversidade dos turistas, com os nacionais a representarem 42% (5.382), os espanhóis 25% (3.216), os franceses 14% (1.802) e os israelitas 4,5% (574), adianta Álvaro Amaro.

Os turistas visitam a cidade tendo em conta "o património natural e cultural, o ambiente calmo, a história, a hospitalidade, a gastronomia" e também "a grande promoção e notoriedade que a Guarda passou a ter", explicou.

O município reconhece em comunicado que "a Guarda e o seu concelho enquadram-se, assim, num segmento turístico de caráter alternativo que procura lugares pouco saturados e com qualidade ambiental, propiciadores do contacto com o meio natural e da integração com a cultura local".

Os dados estatísticos "confirmam um aumento substancial do fluxo turístico, ao qual não serão alheios os grandes eventos que se realizam na Guarda em épocas determinadas do ano" e que têm contribuído para o reforço do território enquanto destino turístico.

Os eventos mais significativos são Guarda Folia (Carnaval), Feira Ibérica de Turismo, Santos do Bairro (Santos Populares), Verão em Alta, Feira de Antiguidades, Feira Farta e Guarda Cidade Natal.

"Paralelamente, também todas as ações promocionais efetuadas fora do território local, como a participação nas feiras BTL (Lisboa), INTUR (Valladolid) e FITUR (Madrid) corroboram para um aumento da procura deste território, considerado por muitos turistas como singular pela oferta", é assinalado.

A Guarda comemora hoje o Dia Mundial do Turismo com a realização de várias iniciativas.

A autarquia anuncia que o ‘Welcome Center’ "acolherá os turistas de uma forma especial", com degustações de produtos regionais, participação em atividades de animação e visitas guiadas.

Ao longo do dia será distribuído material de informação turística no centro histórico e estão asseguradas entradas gratuitas na Sé e no Museu da Guarda.

Para as 15:00 está prevista uma visita guiada ao centro histórico, direcionada para os operadores turísticos, sob o lema "Só se ama (e só se vende) o que se conhece".