Nem que seja através do telemóvel, vamos seguindo as notícias, as novidades dos amigos e, quando damos por ela, estamos a ver os e-mails de trabalho. Se quer mesmo desligar do mundo nestas férias, siga estas dicas – e depois desligue de vez a internet do smartphone!

1. Deixe o smartphone em casa quando vai para a praia


Impensável? Nem por isso. Ainda se lembra do tempo em que não tínhamos telemóvel? Já vai longe, é verdade, mas é a grande prova de que não precisamos estar sempre ligados e contactáveis. Experimente ficar um dia de férias sem o smartphone ou tablet. Se correr bem, pode repetir a experiência mais vezes.

2. Desinstale as “apps” mais viciantes


Muitas delas são as aplicações das redes sociais. É difícil não verificar, várias vezes por dia, as novidades e, com isso, é também mais fácil ver os e-mails de trabalho que neste momento deveriam estar a acumular-se na caixa de entrada. Uma tática para evitar estar sempre “colado” ao smartphone é desinstalar durante as férias as “apps” que mais usa e que estão ligadas ao seu dia-a-dia de trabalho. Quando acabar as férias, é só voltar a instalá-las.

3. Leia um livro


Há quanto tempo não lê um bom livro sem pressas? Aproveite as horas na praia ou no campo para mergulhar num bom romance, policial ou no género que mais o agradar.

4. Mexa-se mais


Fazer uma pausa no ginásio durante as férias não é um impedimento para deixar de fazer atividade física. Além de ajudar a manter a forma e combater os excessos que cometemos nas férias, mexer o corpo faz bem e, se não for por obrigação, ainda melhor. Faça uma caminhada, nade, jogue a bola ou experimente um novo desporto.

Desporto nas férias, praia, verão
créditos: Pixabay

5. Observe a natureza


No campo ou na praia, esteja atento à natureza que o envolve. Leve uns binóculos para observar os pássaros ou uns óculos de mergulho para observar o fundo do mar. Faça uma trilha ou um passeio de barco. Descubra as diferenças existentes na vida selvagem entre o seu local de férias e o sítio onde vive. Assista ao nascer ou ao pôr-do-sol. Observe as estrelas. São boas atividades para fazer em família.

6. Conheça um sítio novo


Quando falamos em conhecer um sítio novo, entenda-se por: um restaurante, percurso, museu, uma praia, loja ou, até, rua. Não precisa de sair muito da sua zona de conforto para descobrir um local novo e surpreender-se.

7. Tente esquecer os dias da semana


Já vai de férias a contar os dias que faltam para voltar à rotina? Tente não fazer isso. Se conseguir mesmo desligar durante o seu período de descanso, vai ver que a dada altura já vai ser difícil dizer o dia exato da semana. E, neste caso, isso pode ser um bom sinal.

8. Não compare as suas férias com as dos outros


As suas férias são as melhores que consegue ter. Vai sempre haver quem vá para um destino paradisíaco ou para uma grande cidade. Não caia no desânimo de pensar que as suas férias poderiam ser melhores. Aproveite cada momento sem pensar muito no dia de amanhã. Afinal, as férias passam a correr e o mais importante é conseguir aproveitar ao máximo, seja de que forma for.