O Centro Interpretativo da História do Bacalhau foi alvo de uma reabilitação recentemente. Este projeto, com uma parte educativa associado a experiências de lazer, demorou 3 meses a ser concluído e contou com uma equipa totalmente especializada.

A obra, de grande dimensão e sentido histórico, encontra-se integrada no projeto do Novo Cais de Lisboa, localizado no Torreão Nascente do Terreiro do Paço, e divide-se em duas áreas principais.

No piso 0 as salas são dedicadas ao tema do Mar, à sua história e relevância nacional. Já no piso 1 do edifício encontram-se as divisões referentes à Mesa portuguesa, ao longo das quais se conta a história da pesca do bacalhau pelos marinheiros portugueses nos mares do Atlântico Norte, no decorrer dos séculos até aos dias de hoje.

No Centro Interpretativo é possível realizar-se um percurso pela história do bacalhau, ao longo de várias salas, com instalações muito diversas entre si, mas que mantêm uma linha coerente e harmoniosa. Ao longo das divisões do edifício, distribuídas pelos dois pisos, é possível conhecer-se a história da grande pesca, a saudosa viagem dos marinheiros e seu regresso, a explicação da frota bacalhoeira portuguesa e o quotidiano na campanha de pesca que podia demorar até seis meses.

Existe ainda uma sala dedicada à degustação deste peixe, onde é possível encontrar uma enorme diversidade de receitas e ainda, uma sala que oferece uma experiência imersiva, onde os visitantes podem sentir-se como um pescador sozinho no seu pequeno bote.

Nesta sala em questão, foi colocado o desafio à Detailsmind (empresa responsável pela reabilitação do edifício) de idealizar as principais soluções relativas à climatização, iluminação e motorização do pequeno bote para que o visitante tenha uma experiência o mais idêntico possível à realidade, sentindo o ambiente do mar gelado da Terra Nova.

Por fim, as últimas salas do Centro Interpretativo da História do Bacalhau são dedicadas ao futuro desta pesca, com vista às alterações climáticas e escassez de recursos marítimos.

Todo o espaço foi pensado em volta de uma grande componente de domótica e computorização para os conteúdos apresentados, idealizados e executados ao pormenor.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.