Os primeiros “Embaixadores de Viseu” são apresentados hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), estando também no grupo o ciclista Nuno Bico, o atleta paralímpico Mário Trindade, o músico Moullinex, a empresária Inês Mendes Silva e a empresa Tomi.

Segundo a autarquia, trata-se de “viseenses ou amigos com fortes afinidades a Viseu, com reconhecimento e reputação pública em diferentes setores sociais e profissionais”.

Todos estão “disponíveis para ajudar a concretizar uma estratégia de valorização e desenvolvimento de Viseu, enquanto cidade sociocultural e destino turístico”, acrescenta.

A iniciativa “Embaixadores de Viseu” arranca hoje e vai-se prolongando no tempo, sem prazo definido.

A autarquia assumiu 2017 como o “Ano oficial para visitar Viseu”, com o objetivo de “aumentar e qualificar o reconhecimento e a reputação de Viseu enquanto marca e destino de visita e de redescoberta turística”.

Foi neste contexto que surgiu a iniciativa “Embaixadores de Viseu”.

Os “embaixadores” comprometem-se a “participar ativamente” nas campanhas de promoção de Viseu que tenham “objetivos de desenvolvimento sociocultural e turístico” e a participar num evento público por ano (se possível, presencialmente).

A presença de Viseu – que é a primeira “Cidade Nacional Convidada” - na BTL será marcada por 60 eventos, inovações tecnológicas, lançamento de produtos e uma decoração com 2.300 plantas naturais.

“Viseu promete marcar o certame com cinco dias de programação intensa, através de mais de 60 experiências e eventos, em cerca de 45 horas de atividades e com quase 30 parceiros”, garante a autarquia.