Por Susana Anastácio, marketeer e líder de viagens na The Wanderlust

Viagens com yoga

Aula de Yoga em Bali, no grupo de viajantes The Wanderlust
Aula de Yoga em Bali, no grupo de viajantes The Wanderlust créditos: Miriam Augusto

A prática de yoga é cada vez mais comum pelo mundo inteiro. Para quem pratica regularmente ou para aqueles que querem experimentar pela primeira vez, partir em férias que incluam yoga é uma ótima forma de combinar descanso com atividade física, desenvolvimento espiritual e, por vezes, aventura. A oferta vai desde retiros dedicados apenas a esta filosofia milenar, até viagens que combinam aventura e yoga.

Viagens com programas de voluntariado

Viajantes no Nepal com a Sharadha Shelter for Children
Viajantes no Nepal com a Sharadha Shelter for Children créditos: Tânia Neves

O voluntariado é uma das grandes tendências dos últimos anos e parece continuar a crescer. Para quem tem mais disponibilidade, existe a possibilidade de entrar em programas de voluntariado de 6 meses a 1 ano, mas cada vez mais as organizações encontram alternativas para integrar os voluntários de forma a que possam escolher estadias mais pequenas e ainda assim contribuir positivamente. Existem ainda viagens onde é possível passar apenas algumas horas em contacto com as instituições, e que beneficiam de uma percentagem do lucro e a divulgação da causa.

Homestaying

Grupo The Wanderlust no Lago Atítlan onde ficam alojados em casas de famílias locais
Grupo The Wanderlust no Lago Atítlan onde ficam alojados em casas de famílias locais créditos: Patrícia Campos

Para quem procura um contacto próximo com os locais, os programas de homestaying são uma das melhores opções. Consistem em ficar alojado com uma família e, geralmente, incluem refeições ou até atividades. As condições podem ser desafiantes, mas é garantido que se tem um contacto muito próximo com a forma de viver, de estar e de ser.

Road trips em carros eléctricos

Esta é a viagem perfeita para quem adora preparar cada detalhe de uma aventura e não foge aos planos iniciais, mas mais do que isso, é a forma ideal para reduzir o impacto ambiental de uma aventura. Os carros elétricos têm necessidade de ser carregados várias vezes, e os postos de carga ainda não estão disponíveis em qualquer local, mas o conforto é garantido. Vamos numa road trip pela Europa?

Observação da vida selvagem em habitat natural

Orangotangos do Bornéu, na viagem pela Indonésia
Orangotangos do Bornéu, na viagem pela Indonésia créditos: Miriam Augusto

Infelizmente, a vida selvagem encontra-se gravemente em perigo devido principalmente à destruição dos seus habitats. Talvez por isso o número de viajantes que escolhe o destino em função dos animais selvagens que pode observar no seu habitat natural é crescente. É uma forma importante de valorizar e apoiar o trabalho que é feito para a proteção dos mesmos, ajudando muitas vezes na sensibilização da própria população local para a valorização das espécies. Os safaris, ou ver orangotangos em Bornéu, são alguns dos exemplos mais famosos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.