Por Susana Anastácio, marketeer e líder de viagens na The Wanderlust
Viagens com yoga
A prática de yoga é cada vez mais comum pelo mundo inteiro. Para quem pratica regularmente ou para aqueles que querem experimentar pela primeira vez, partir em férias que incluam yoga é uma ótima forma de combinar descanso com atividade física, desenvolvimento espiritual e, por vezes, aventura. A oferta vai desde retiros dedicados apenas a esta filosofia milenar, até viagens que combinam aventura e yoga.
Viagens com programas de voluntariado
O voluntariado é uma das grandes tendências dos últimos anos e parece continuar a crescer. Para quem tem mais disponibilidade, existe a possibilidade de entrar em programas de voluntariado de 6 meses a 1 ano, mas cada vez mais as organizações encontram alternativas para integrar os voluntários de forma a que possam escolher estadias mais pequenas e ainda assim contribuir positivamente. Existem ainda viagens onde é possível passar apenas algumas horas em contacto com as instituições, e que beneficiam de uma percentagem do lucro e a divulgação da causa.
Homestaying
Para quem procura um contacto próximo com os locais, os programas de homestaying são uma das melhores opções. Consistem em ficar alojado com uma família e, geralmente, incluem refeições ou até atividades. As condições podem ser desafiantes, mas é garantido que se tem um contacto muito próximo com a forma de viver, de estar e de ser.
Road trips em carros eléctricos
Esta é a viagem perfeita para quem adora preparar cada detalhe de uma aventura e não foge aos planos iniciais, mas mais do que isso, é a forma ideal para reduzir o impacto ambiental de uma aventura. Os carros elétricos têm necessidade de ser carregados várias vezes, e os postos de carga ainda não estão disponíveis em qualquer local, mas o conforto é garantido. Vamos numa road trip pela Europa?
Observação da vida selvagem em habitat natural
Infelizmente, a vida selvagem encontra-se gravemente em perigo devido principalmente à destruição dos seus habitats. Talvez por isso o número de viajantes que escolhe o destino em função dos animais selvagens que pode observar no seu habitat natural é crescente. É uma forma importante de valorizar e apoiar o trabalho que é feito para a proteção dos mesmos, ajudando muitas vezes na sensibilização da própria população local para a valorização das espécies. Os safaris, ou ver orangotangos em Bornéu, são alguns dos exemplos mais famosos.
Comentários