Sob anonimato, vários utilizadores da Reddit - que colaboram ou colaboraram em companhias aéreas ou aeroportos - revelaram alguns processos e segredos que as transportadoras aéreas preferem não partilhar com os passageiros.
O site Travel+Leisure fez um apanhado da conversa e criou uma lista com dicas e truques que vale a pena seguir. Afinal, “quem avisa, amigo é” e, por isso, há que aproveitar as dicas que vêm do “interior” do aeroporto.
Cadeados em malas com zíper são inúteis
Se a sua mala tiver que ser aberta, será e é provável que não dê conta. Um funcionário do "handling" partilhou o seu testemunho no Reddit onde explica a forma como se abrem as malas, garantido tê-lo feito muitas para identificar malas sem etiqueta e com cadeado. De acordo com a descrição, basta arrastar o fecho com o cadeado para um das pontas da mala e abrir o zíper com a caneta. No final, arrasta-se o fecho com o cadeado novamente pela mala, que fica fechada como anteriormente.
Leve os seus próprios auriculares
Este tema já não é novidade e o mais seguro é utilizar sempre os seus próprios auriculares nos voos. De acordo com um utilizador da Reddit, que trabalhou num armazém que fornecia itens para uma companhia aérea, os fones fornecidos aos passageiros não são novos, apesar de embalados. De acordo com a sua experiência, o utilizador explica que os fones são recolhidos do avião, "limpos" e novamente empacotados.
Retire as etiquetas dos voos anteriores
Até pode parecer giro e quase ter o mesmo significado que os carimbos do passaporte, ao representarem os lugares onde já andámos, porém - atenção -, as etiquetas antigas são uma das razões pelas quais muitas das malas se perdem: confundem os funcionários do "handling" e os próprios scanners.
Seja simpático (e educado) com a assistência de bordo
Quanto mais simpático for com os colaboradores, mais farão (ou conseguirão) fazer por si. Ihatcoe, utilizador da Reddit e assistente de bordo, aconselha os passageiros a fazerem os seus pedidos de forma educada. "Terminou o bife? Peça de forma educada e nós seremos capazes de lhe conseguir um fillet mignon da primeira classe", explica.
Veja também: O que mais irrita as assistentes de bordo
Passe o café (conselho de amigo)
"O café é absolutamente nojento porque ninguém lava a chaleira onde o mesmo é servido", revela WorseToWorser, garantido que o recipiente nunca é lavado. Segundo a descrição deste utilizador, só se passa a chaleira por água antes de se colocar café outra vez. WorsetoWorser, que trabalhou como assistente de bordo, garante que ninguém se preocupa em lavá-lo. E mesmo que existisse essa preocupação, a companhia também não fornece os utensílios necessários para que os assistentes possam limpar a chaleira de forma correta.
Escreva o nome do seu animal de estimação na caixa do transporte
Tal como o utilizador RabbitMix explica, é provável que o seu cão esteja assustado bem antes de entrar no avião. Tendo isto em conta, imagine o quanto ficará durante o voo em si. Por norma, os agentes da sala de bagagens tentam acalmar os animais assustados conversando com eles - é tudo o que podem fazer. Então, se escrever na caixa o nome do animal facilitará a ligação entre o agente e o animal.
Comentários